O crime mais famoso cometido por irmãos
No dia 05 de setembro, comemora-se o dia do irmão. A origem desta comemoração vem do dia da morte de Madre Tereza de Calcutá, por isso, celebra- se o irmão humano, todos aqueles a quem devemos respeito e solidariedade.
Mas, como criminalista, já começo a pensar quais foram os crimes mais marcantes cometidos entre irmãos. O mais famoso, na minha opinião foi o crime cometido por Caim contra Abel.
Conta-se que pós a expulsão do paraíso, Adão e Eva, tiveram dois filhos, o primeiro Caim e o segundo Abel. Segundo relato da Bíblia, no livro Gênesis, Caim ficou responsável pela agricultura e Abel pela pecuária.
Em determinada data, não especificada nos autos, ambos os irmãos decidiram presentear Deus com os frutos de seu trabalho. Caim ofereceu os resultados do seu cultivo na terra, enquanto Abel ofereceu a Deus a ovelha que mais amava. Segundo a Bíblia, a ovelha agradou ao Senhor, enquanto os resultados da colheita não. Caim, assim entristeceu-se.
Deus diz a Caim, após ver o seu semblante caído por ter sua oferta rejeitada:
Se procederes bem, não é certo que serás aceito?
(Gn 4.7).
Um sentimento de ciúme tomou o coração de Caim e o cegou, levando o a planejar o assassinato de seu irmão. Caim então convidou Abel para caminhar no campo, e, lá chegando lhe tirou a vida. Deus sentenciou Caim ao banimento, condenado a vagar sozinho pelo mundo.
Se este famoso crime fosse cometido nos dia atuais, pela legislação brasileira, Caim seria julgado e acusado de homicídio qualificado, em razão de motivo fútil e mediante emboscada, podendo a pena chegar a 30 anos de prisão.