Dia do Síndico
Se tem um profissional que tem que ser parabenizado é o síndico porque para exercer esta função tem que ser vocacionado. Não basta querer, tem que ter talento, pois o problema surge a qualquer momento, a qualquer hora, não tem dia, não tem final de semana, não existe feriado para a bomba da caixa da água estragar, o portão quebrar bem na véspera de Natal, condôminos irem às vias de fato de madrugada e o coitado do síndico ter que separar e chamar a polícia, situações inusitadas que só quem exerce a função sabe do que estou dizendo.
Eu nunca fui e nunca serei síndico. Realmente não tenho o perfil. Minha experiência na área condominial foi no início de carreira em um escritório especializado na área de condomínios. eu fazia o trabalho de participar da reuniões de condomínio, como advogado para orientar às dúvidas dos presentes. Os candidatos a síndico tinha um tempo determinado para fazer as suas propostas,uma espécie de horário político e depois um pequeno debate. de vez em quando as coisas perdiam o controle e a reunião se encerrava.
Viver em condomínio não é para qualquer um todos devem ceder para construir um ambiente propício a boa convivência, mas coloque isso na cabeça das pessoas, poucos entendem. Na realidade, nos meus 44 anos de vida percebi que as pessoas pensam muito nelas mesmas e pouco na coletividade e, infelizmente, a vida em condomínio é um eterno cabo de força e quem está no meio, o síndico.
O síndico tem muitas responsabilidades que podem, inclusive responsabilizá-lo civilmente e criminalmente, como a gestão financeira e a prestação de contas do condomínio. Se faltar dinheiro ele terá que repor e, dependendo do caso, responder por apropriação indébita que dá uma cadeia respeitável. Por isso, o síndico deve trazer a sua administração com muita seriedade, cuidado, clareza, documentação e transparência, quanto mais os números estiveram abertos e as pessoas tiveram acesso aos resultados menos será a dor de cabeça, que digo, por experiência de 20 anos de advocacia, sempre terá.
Assim, desejo muitas felicidades e sucesso a esses corajosos profissionais que assumem com coragem a função de administrar os condomínios, mesmo sabendo da árdua tarefa que terão pela frente.