Vida de criminalista
Quero contar momentos da vida de um advogado criminalista, vistos por um membro desta classe de profissionais que acredita na justiça e quer fazê-la dentro das leis processuais e materiais.
Quem vos fala é um advogado apaixonado pela sua profissão e que acredita que apenas o defensor é quem faz a justiça acontecer. Explico: o pobre do advogado luta contra o poder estatal, que é, numa primeira e pequena lista: formado por policiais, delegado, promotor, juiz, técnicos da criminalística, todos querendo condenar e procurando provas a todo o custo.
Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer qual a função de um advogado criminalista. Inocentar? Entendo que não, pois existirão causas em que o advogado atuará unicamente para manter uma situação menos ruim para seu cliente. Então, muito resumidamente, o advogado criminalista tem a função de fiscalizar os órgãos judiciários para garantir a aplicação da lei penal.
A profissão de advogado criminalista é para poucos. É preciso coragem e preparo emocional, pois de um lado o profissional tem um preso ou réu, com sua família sempre na esperança de que o advogado, seu herói, resolva tudo – mesmo sabendo que este é apenas o mensageiro, não o que decide – e do outro lado todo o sistema penal, cujo enfrentamento é a todo o momento, quando os “nãos” são a regra e os “sins”, infelizmente, a exceção.
Um criminalista deve estar preparado para visitar seus clientes no presídio, local onde são colocados todos aqueles que o sistema penal atuou e considerou que deveriam ser afastados do convívio social.
No entanto, mesmo com estes desafios não me vejo fazendo outra coisa. A vida de criminalística nos deixa mais críticos contra o sistema. Não aplaudimos prisões abusivas, procuramos sempre entender os motivos e, na maioria das vezes, não concordamos, e fazemos a pergunta: será que não caberia uma medida alternativa?
Um país forte é um país que respeita e preserva a profissão dos defensores, pois no final do dia são eles que estarão nas trincheiras da defesa, e somente aquele, que um dia sentiu o peso da justiça nas costas sabe a importância de um advogado criminalista.