Uma noite dedicada a entender parcerias de valor entre marcas, destinadas à alavancagem dos negócios, marcou a estreia de uma parceria exemplar. Em 2024, o World Trade Center (WTC) Curitiba e o Grupo Ric vão caminhar juntos para organizar e divulgar o ciclo de eventos empresariais. Anualmente aprofunda informações sensíveis e estratégicas para o ambiente de negócios do Paraná. Convidados pelo WTC para eventos mensais, nomes relevantes do cenário econômico local e nacional participarão de debates amplamente divulgados pelo Grupo Ric.

A estreia foi a palestra “Máquina de crescimento via parceiros de negócios”, iniciativa do grupo WTC Woman, realizado na Galeria Laguna, exclusivo para mulheres executivas. Juliana Tubino, mentora Endeavor e ONU Mulheres, e Nara Guimarães, fundadora da Plural Sales e Astella Expert Network, palestraram sobre parcerias. A palestra foi para um grupo de mais 50 mulheres de negócios da cidade e algumas convidadas de Santa Catarina.

WTC | Ric Business

O presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli, apresentou os objetivos da parceria com o WTC Curitiba, destacando sua sintonia com o propósito do grupo. “Essa é a nossa especialidade. Fazemos jornalismo de resultado olhando para a construção de uma sociedade melhor. Para isso, fazemos comunicação com credibilidade e confiança da nossa audiência. Como grupo, entendemos a necessidade de falar com todos os setores da sociedade. Esta parceria dará visibilidade às temáticas abordadas pelo WTC por meio da plataforma RicBusiness”, celebrou.

Para Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Brasília e Sinop, a temática do evento de lançamento foi apropriada. “A plataforma Ric Business terá conteúdo voltado para o empresariado, empreendedores e executivos no Paraná. Estamos honrados em poder anunciar esse trabalho conjunto, que prevê a realização conjunta de pelo menos mais seis eventos ao longo de 2024. O WTC | Ric Business exemplifica o que se pretende com o ecossistema de parcerias”, enfatizou.

Ecossistema integrado

Conselheira e investidora em tecnologia e uma das palestrantes da noite, Nara Guimarães trabalhou na RD Station, empresa de marketing e vendas digitais, e fundou a Plural Sales. “O ecossistema de parceiros está na nossa veia. Há oito anos tenho minha empresa de consultoria, a Astella, que ajuda empresas a estruturar seus ecossistemas de negócios. Nessas trocas do mercado, nós compartilhamos desafios de empreender, tentando achar formas eficientes e escaláveis de fazer crescer seus negócios. E a gente sempre acreditou muito nessa via de ecossistema”, diz.

O resultado originou o livro “Ecossistema de Parceiros”, escrito por Nara com Juliana Tubino, mentora Endeavor e ONU Mulheres, que atuou por 20 anos na Microsoft, sendo dez anos fora do Brasil, e também na RD Station. “Podemos definir o ecossistema como as relações comerciais entre empresas e empreendedores. Especialmente quando se fala em tecnologia e inteligência artificial, não existe outra opção que não seja liderar ou fazer parte de um ecossistema. Mais do que lançar um produto disruptivo, é preciso definir estratégias em um ambiente de parcerias vibrante, lucrativo e sustentável, que não pense somente no curto prazo, mas que planeje sua visão compartilhada de negócio. É o que fazem hoje gigantes como Google, Meta, Amazon, Apple e Tesla”, exemplificou Juliana.

Ao citar essas gigantes do mercado, ela lembrou que construir parcerias é uma estratégia que está ao alcance de empresas de todos os portes e segmentos de atuação. O que as duas autoras do livro propõem é uma metodologia que organize e potencialize os passos e os resultados de uma prática empresarial já amplamente aceita e reconhecida, mas na maioria das vezes realizada de forma intuitiva.

WTC Woman

O WTC Woman promove encontros com palestrantes relevantes do mundo de negócios e de desenvolvimento pessoal, pelo menos uma vez ao mês. “Além dos encontros com executivas e especialistas, realizamos viagens para aprofundar o conhecimento em algum tema, com mentorias, fortalecendo as relações entre as integrantes”, destaca Daniella Abreu.

Um dos requisitos para participar do grupo é ser empresária ou executiva de uma empresa que faça, ou tenha interesse em fazer, negócios internacionais, ou de uma multinacional. “O projeto surgiu para preencher um espaço carente de opções, mas com alta demanda: reunir mulheres empreendedoras que queiram se tornar mais competitivas no mercado global. Nosso objetivo é unir forças em um grupo feminino, para troca de experiências, conteúdo inteligente, desenvolvimento pessoal e muito networking”, explica a empresária Virginia Peluffo, presidente do WTC Woman. Virginia é acionista do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort e sócia da Menton Travel Boutique. Para mais informações sobre o WTC Woman, acesse o perfil do Instagram.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

26 mar 2024, às 14h06.
Mostrar próximo post
Carregando