+Viagens

por Gislene Bastos

Nesta quinta-feira um novo passo foi dado para ampliar a vantagem do elétrico frente aos carros convencionais. Saiu pelo Porto de Vitória (ES), o primeiro carregamento de lítio verde do mundo. Foram 30 mil toneladas produzidas com o conceito “Lítio Verde Triplo Zero”, o mais elevado nível de sustentabilidade industrial na fabricação de insumos para baterias de veículos elétricos. Significa que o produto foi obtido com zero emissão de carbono, zero rejeitos e sem barragens, com zero utilização de químicos nocivos. 

Esse conceito é o que torna possível a neutralidade de carbono a ser atingida pelos fabricantes de baterias de veículos elétricos. Já no próximo ano estima-se que a produção mundial chegue a 12 milhões de unidades nas mais de 100 grandes fábricas instaladas hoje no Japão, Coreia do Sul, China e Estados Unidos. Foram embarcadas 15 mil toneladas de Lítio Verde Triplo Zero e 15 mil toneladas de subprodutos ultrafinos de alta pureza (“Subprodutos Verdes Triple Zero”), ambos usados nas baterias para utilização automotiva.

O Lítio Verde Triplo Zero está sendo produzido pela Sigma Lithium nos municípios de Araçuaí e Itinga, onde está em execução o Projeto Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais; e onde foi instalada a planta de beneficiamento pré-químico de separação e purificação por tecnologia de meio denso, com o primeiro módulo de planta de empilhamento a seco. O processamento greentech industrializa de forma automatizada e digitalizada, simultaneamente, o Lítio Verde Triplo Zero e o Subproduto Verde Triplo Zero. O investimento passou de R$ 3 bilhões de reais nos últimos seis anos, incluindo a compra de 59 mil toneladas de créditos de carbono no mercado não-regulado, originados na Floresta Amazônica.

INSCREVA-SE no meu canal https://www.youtube.com/gislenebastos   e para conferir bastidores, me siga no Instagram Gislene Bastos (@gislenebastos_) 

27 jul 2023, às 17h50. Atualizado às 17h52.
Mostrar próximo post
Carregando