Câmara de Curitiba e TRE fecham parceria no combate a desinformação nas eleições
A Câmara de Curitiba assinou nesta quarta-feira (29), um acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para divulgação de conteúdos produzidos pelo Gralha Confere, projeto que apura notícias suspeitas que circulam relacionadas ao processo eleitoral nos meios digitais.
O acordo prevê que o legislativo municipal da capital paranaense divulgue as informações em seus canais oficiais nas redes sociais. O compromisso integra o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná.
A população pode enviar notícias suspeitas pelo WhatsApp (41) 3330-8500. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.
Histórico
A Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, criada em julho de 2020, é a primeira agência de checagens da Justiça Eleitoral. O objetivo é aumentar o potencial informativo sobre as eleições em âmbito regional, subsidiariamente ao trabalho desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na página Fato ou Boato, de alcance nacional.
- Veja também: Moro não sente mal-estar em possível disputa com Álvaro Dias: “não é meu padrinho político”
Desde o seu lançamento, já explicou mais de 60 boatos e dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas, os procedimentos relacionados às eleições e o trabalho da Justiça Eleitoral. Os conteúdos são divulgados na página oficial do projeto e também nas redes sociais do Tribunal, grupos de mensagem institucionais, rádios comerciais e comunitárias e emissoras de televisão parceiras.