Cida Borghetti, candidata à reeleição ao governo do Paraná, foi entrevistada no RIC Mais Notícias
A candidata à reeleição ao governo do Paraná, Cida Borghetti (PP), foi entrevistada nesta quinta-feira (23) durante a série de entrevistas no programa RIC Mais Notícias, da Rádio Jovem Pan Curitiba, com os jornalistas Denian Couto e Marc Sousa. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, com a presença dos assessores. Veja na íntegra!
Reajuste do funcionalismo público
A candidata falou sobre ter recebido o orçamento com previsão de 0% no funcionalismo público. “Tenho que ter responsabilidade fiscal, não posso comprometer o estado. Se infringir a lei de responsabilidade, o estado fica sem receber recursos da União”, comentou.
De acordo com Cida, novas negociações só vão ocorrer após outubro. “Vamos rediscutir o 1% da reposição após as eleições”, garantiu.
Corte de gastos
A candidata disse que é necessário “fazer uma gestão eficiente”. Ela citou o compartilhamento no uso da frota de veículos para otimizar as ações e reduzir custos de deslocamento.
Combate à corrupção
Cida ressaltou o aumento no número de denúncias após a criação da Divisão de Combate à Corrupção. “Desde que a divisão foi criada subiu 150% o número de denúncias de crimes econômicos e ações de governo no âmbito da administração pública”, apontou.
A candidata ainda citou a operação envolvendo o cartel de combustível envolvendo grandes distribuidores do país.
Pergunta dos ouvintes
Ouvintes do RIC Mais Notícias questionaram a candidata sobre questões tributárias. “O assunto deve ser debatido. É possível fazer uma discussão e encontrar uma forma. Não é tema fechado, é aberto para onerar serviços tem que desonerar outro”, explicou.
Ainda de acordo com Cida, vários órgãos do governo precisam ser consultados por envolver o caixa do estado. Ela falou sobre a cobrança em relação ao IPVA, que pode ser revista.
Infraestrutura
Sobre a tão aguardada Ponte de Guaratuba, a candidata se comprometeu a dar celeridade às ações e tratativas relacionadas ao projeto que já está tramitando no governo.
“É fundamental para o desenvolvimento, mobilidade, para agilizar inclusive no período de verão”, lembrou.
Superlotação nas delegacias
Em relação à segurança pública, Cida falou sobre a construção de 14 novos presídios para desafogar a superlotação nas cadeias públicas. “Até o final do ano, 2.500 vagas”, garantiu.
A candidata e atual governadora disse que 7 mil presos já foram retirados das cadeias em todo o estado.
Estatais
De acordo com Cida, Copel e Sanepar são empresas de renome nacional, eficientes, qualificadas, no sistema e no mercado. A candidata disse que o governo está cumprindo “à risca” a Lei das Estatais e que “já foram desligados inúmeros cargos, extinguidos.”
Assista a entrevista com Cida Borghetti na íntegra: