Fala, Marc!

por Marc Sousa

As negociações da eleição da nova mesa diretiva da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) estão bem adiantadas. É praticamente consenso o nome do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) para a presidência da casa. Também está certo que a escolha será adiantada para o mês de agosto ou setembro desse ano, antes das eleições municipais. A discussão gira em torno de quem será o primeiro secretário na chapa.

Há pelo menos quatro parlamentares que disputam a vaga: Marcel Micheletto (PSD), Hussein Bakri (PSD), Maria Victoria Barros (PP) e o atual presidente, Ademar Traiano (PSD), que quer seguir na composição da mesa.

Até agora, Micheletto é o nome preferido do Palácio Iguaçu para a vaga, mas Bakri, que é líder do governo na casa, busca apoio na base para se viabilizar, e, para isso, conta com a orientação de parlamentares experientes.

Uma das ideias é retomar uma antiga prática na eleição da direção da ALEP, o voto avulso. A escolha voltaria ser feita individualmente por cargo, e não por chapas. Dessa forma, cada vaga na mesa teria uma negociação própria, aumentando as chances de muitos dos postulantes.

Sobre Traiano, a preocupação de alguns deputados ouvidos pela coluna é que a continuidade dele na Mesa possa afetar a imagem da casa perante a opinião pública. O recente caso do ex-governador Beto Richa (PSDB), que tentou migrar para o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, acendeu o alerta. Muitos consideram que as críticas nas redes sociais fizeram Richa e o PL a interromperem as negociações.

15 mar 2024, às 15h38.
Mostrar próximo post
Carregando