por Daniela Borsuk
com informações de Jovem Pan News

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) decidiu por aplicar uma advertência por escrita ao deputado Renato Freitas (PT), em sessão realizada nesta terça-feira (20). Freitas responde a um processo por quebra de decoro parlamentar desde o ano passado, que pedia a cassação do mandato do político. A decisão, no entanto, está suspensa até a análise da Comissão de Justiça de um recurso solicitado pela deputada Ana Júlia.

De acordo com o deputado Delegado Jacovós, presidente da comissão, foram três votos a favor da advertência e dois pela absolvição de Renato Freitas.

“Em data de hoje, Do Carmo resolveu seguir o parecer, o voto, da deputada Ana Júlia, pela absolvição. Nós tivemos três votos pela manutenção da pena de advertência, que são do relator Matheus Vermelho, do deputado Artagão, que é o corregedor, e do deputado Tercilio Turini. E dois votos para absorver, que no caso foram do deputado Do Carmo e da deputada Ana Júlia”, explicou Jacovós em entrevista à rádio Jovem Pan News.

Depois da votação, a deputada Ana Júlia entrou com um recurso de prescrição para arquivamento da advertência. Segundo a deputada, ela entende que a decisão da Comissão de Ética foi votada cinco dias após o prazo regimental estipulado, de 60 dias corridos.

O deputado Jacovós afirmou que aceitou o recurso e o submeteu à Comissão de Justiça, que deve julgar o pedido. Com isso, a punição de Renato Freitas foi suspensa até uma decisão da Comissão de Justiça. Ainda, Jacovós justificou que a data final estipulada seria no dia 15 de fevereiro, mas que devido ao feriado, não poderia reunir a comissão no período.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

20 fev 2024, às 12h26.
Mostrar próximo post
Carregando