Fala, Marc!

por Marc Sousa

Os advogados Graciane Lemos, José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior disputam a vaga aberta no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) destinada aos representante da advocacia. Os três já tem passagem como juízes substitutos na Corte Eleitoral e tentam ocupar a cadeira que pertencia, até o início dessa semana, a Thiago Paiva dos Santos.

Um deles vai fazer parte do pleno TRE-PR, e, portanto, ajudará definir o futuro político do senador Sergio Moro (UB), que é acusado pelo PT e pelo PL de abuso de poder econômico na campanha eleitoral. Segundo os partidos, ele teria ultrapassado o limite de gastos na pré-campanha. O ex-juiz da Lava Jato nega irregularidades.

A data da sessão que julgará Moro está marcada para fevereiro, por isso, a expectativa é que o presidente Lula da Silva (PT) faça a escolha já nos próximos dias, antes do Carnaval. Cabe ao presidente escolher entre os três nomes que foram mais votados entre os desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Graciane Aparecida do Valle Lemos – Única mulher da lista, já foi juíza substituta do TRE-PR entre 2017 e 2018. Conhecida no meio jurídico por votos inovadores com relação a jurisprudência usual. Segundo colegas, tem histórico de abrir divergências em votações, sem se preocupar em ter opinião dissonante do colegiado.

José Rodrigo Sade – Foi juiz substituo do TRE-PR entre 2022 e 2023. De acordo com juristas do segmento eleitoral, possui perfil discreto, com tendência liberal e privilegia a formação de vontades colegiadas. É sócio do advogado Antenor Demeterco Neto, diretor da Agência Reguladora do Paraná (AGEPAR) e ex-presidente do Partido NOVO. Pós-graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Direito Contemporâneo e aluno ouvinte da Harvard Law School.

Roberto Aurichio Junior – Também foi juiz substituo do TRE-PR entre 2022 e 2023. Conhecido por ter um perfil conservador e discreto. Assim como o colega Sade, tende a privilegiar a formação de entendimentos colegiados. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e especialização em Direito e Processo Penal Aplicados pelo Centro Universitário Positivo.

31 jan 2024, às 18h01. Atualizado às 18h35.
Mostrar próximo post
Carregando