Estados do Sul e Sudeste vão apresentar proposta unificada para a reforma tributária

Participaram da reunião os governadores Ratinho Junior (PSD), Jorginho Mello (PL), Eduardo Leite (PSDB), Tarcisio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Cláudio Castro (PL) e Renato Casagrande (PSB)

por Brayan Valêncio
com informações de Rubens Jacopetti
Publicado em 1 maio 2024, às 19h32. Atualizado às 20h40.

Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) vão apresentar às bancadas estaduais uma proposta com os pontos convergentes sobre o projeto de regulamentação da reforma tributária.

Governadores querem que bancadas do Sul e do Sudeste defendam interesses das regiões na reforma tributária (Foto: Foto: Eduardo Valente/ Governo de Santa Catarina)

Os chefes dos executivos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santos participaram na segunda-feira (29) de uma reunião virtual para discutir o tema.

O Cosud é presidido pelo governador Ratinho Junior (PSD) e, durante o encontro virtual, ficou definido que os representantes dos sete estados vão analisar o primeiro projeto de lei complementar sobre a reforma tributária, que foi enviado pelo Governo Federal ao Congresso.

A partir de pontos convergentes, as equipes econômicas vão elaborar uma proposta que será encaminhada para as bancadas de cada estado em Brasília. A ideia é que os deputados e senadores defendam o ponto de vista dos integrantes do consórcio.

Cosud vai analisar distribuição dos impostos proposto na reforma tributária

A primeira proposta de regulamentação da reforma foi enviada pelo Palácio do Planalto aos parlamentares. A medida institui a Lei Geral do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS). Os novos tributos compõem o imposto sobre valor adicionado, o IVA Dual, e serão geridos pela União e por estados, Distrito Federal e municípios.

Entre os principais itens que serão analisados pelos integrantes do Cosud estão o método de aprovação do orçamento do comitê gestor do IBS, o período de referência para a transição federativa, o limite percentual para o Fundo Estadual de Combate à Pobreza, o sublimite estadual relativo ao Simples Nacional e a substituição tributária para o IBS.

Leia mais: Governadores do Cosud firmam pacto pela segurança e propõem endurecer leis penais

Além de Ratinho Junior, participaram da reunião virtual os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); e também equipes das secretarias estaduais de Fazenda.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui