Quem acompanha o canal Descomplica Brasil sabe que em 2019 lancei um vídeo falando de Nomofobia ( medo irracional de estar sem dispositivos que conectam a Internet). Agora com a pandemia de Coronavírus 19, me preocupei em buscar informações sobre como a quarentena pode piorar esse cenário.

Com as transformações de nossa sociedade depois das redes sociais os psiquiatras e psicólogos começaram a desenvolverem estudos nos últimos 10 anos sobre os indivíduos e seu comportamento no mundo físico e virtual chegando a conclusão que hoje e não é apropriado separar esses dois universos, pois eles se fundem. Também não é correto demonizar as redes sociais e dizer que elas são a causa de um surgimento de quadros de Nomofobia ou de agravamento desses quadros com conta da pandemia.

Como eu disse anteriormente é o exagero e a fobia de não poder ficar longe de dispositivos de acesso a rede que vai causar ou não um problema. Aliás, essa hora de pandemia e um convívio ininterrupto com familiares dentro de casa pode sim é aflorar possíveis problemas que estavam debaixo do tapete. Muitas vezes ao sairmos de casa e fazermos outras coisas podem amenizar situações desagradáveis dentro de casa e até ajudar a passarmos por cima e pedirmos desculpas se erramos, mas 24 horas juntos pode gerar problemas e muitas pessoas vão se distrair na Internet, joguinhos online entre outras oportunidades online tentando fugir de conflitos e isso não é saudável. O recomendável é  tentar tirar o melhor proveito possível desse momento de confinamento social.

No caso dos solitários em isolamento social ou mesmo de cada pessoa que tenha família em casa é separar os dias por meio de um planejamento em relação às atividades, pois aí a utilização da Internet pode ser algo que a longo prazo não trará problemas de dependência ou agravamento. Isso é muito válido para usar quem tem adolescentes ou crianças em casa. Tudo dosado. 

 Entretanto, para tornar mais fácil a compreensão desse tema, eu entrevistei o psicólogo Igor Londero, especialista em terapia de dependência digital para dar uma entrevista para meu canal no Youtube, Descomplica Brasil. A entrevista vocês podem encontrar no link do canal a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=fmV05QRuvew

 

Links de pesquisa para quem quiser saber mais sobre dependencia digital:

https://www.dependenciadeinternet.com.br/
https://opiniao.estadao.com.br/noticias/notas-e-informacoes,a-dependencia-da-internet,70003070372
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41922087
–> Nosso ambultatório: https://www.lzpsicologia.com.br/amatec

 

 

 

 

 

 

27 abr 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 16h43.
Mostrar próximo post
Carregando