O projeto ‘Valongo’ busca confrontar as afirmações feitas pelos candidatos ao Governo do Paraná com base em dados e registros oficiais; confira!
Durante as eleições os candidatos costumam fazer muitas propostas para conquistar o eleitorado, mas será que o discurso utilizado é viável? Pensando nisso, um grupo de checadores está disposto a conferir os discursos dos candidatos ao Governo do Paraná nas eleições de 2018.
O “Valongo” começou em Cascavel, no oeste do Paraná, e serve de apoio aos cidadãos para avaliar os discursos. O projeto busca confrontar as afirmações feitas pelos candidatos com base em dados e registros oficiais. A iniciativa surgiu em 2016, nas eleições municipais, e ganhou novas proporções neste ano. “Nós tivemos um resultado positivo, com uma boa repercussão, por isso decidimos dar sequência ao trabalho com o Paranhômetro, que avalia o cumprimento das promessas feitas pelo Prefeito de Cascavel e agora checando fatos nas eleições estaduais”, conta Vinicius Valero Pereira, líder da iniciativa.
O grau de adequação entre o discurso político e os dados disponíveis orienta a classificação da declaração, que pode ser avaliada em seis categorias diferentes: verdadeiro, quase verdadeiro, exagerado, insustentável, falso e migué total. “Nós ouvimos no decorrer de uma campanha uma série de afirmações, sobre os mais variados temas, desde a biografia até às demandas populacionais, tais como segurança ou saúde. Ocorre que nem tudo que eles dizem é verdade. E é isso que nós fazemos: eles falam, nós checamos”, ressalta Pereira.
O projeto não tem fins lucrativos e é financiado pelos fundadores e ajuda de simpatizantes e parceiros. Todas as checagens estão disponíveis no site do Valongo e divididas em categorias analisadas de acordo com sua veracidade.