Esquema de segurança das eleições 2018 foi anunciado nesta quinta-feira (4) durante reunião no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba
A Polícia Militar anunciou nesta quinta-feira (4) o esquema de segurança para a votação do primeiro turno, no domingo (7). Ao todo, 10 mil policiais militares devem participar da operação que será desencadeada já no sábado. Em todo o Paraná, são 4.790 locais de votação e 26.119 seções eleitorais.
Prisão no período eleitoral
De acordo com o Código Eleitoral, está proibida a prisão dos eleitores desde terça-feira (2) até 48h após o fim da votação. A exceção ocorre em situação de flagrante delito ou por condenação por crime inafiançável e, também, por descumprimento de medidas cautelares.
Encaminhamento no dia da eleição
Quem for detido durante o período das eleições, que compreende às 22h de sábado (6) até as 8h domingo (7), será levado para a Polícia Federal. No dia da votação, os detidos serão encaminhados pela PM ao Fórum Eleitoral.
Em entrevista ao repórter Tiago Silva, da RICTV, o Cel. Antonio Zanata esclareceu a atuação da PM. “Nós já estabelecemos com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e todo efetivo planejando a operação eleição, desencadeada no sábado (6)”.
A PM fará a escolta do transporte das urnas que serão utilizados em todas as regiões do estado. Ainda de acordo com o coronel, algumas atitudes estão proibidas: boca de urna, condução de eleitores em veículo, compra de voto. Veja o que é proibido no dia da votação.