Eleições 2022: observadores da OEA acompanham dia de votação no Paraná
O Estado do Paraná recebeu dois observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos) que acompanham as eleições gerais neste domingo (2) nas cidades de Curitiba e Londrina.
A equipe é chefiada pelo ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, possui 55 especialistas e observadores de 17 nacionalidades, que trabalham no monitoramento de aspectos chaves como tecnologia, organização eleitoral, campanhas e liberdade de expressão.
“Ao longo do dia de hoje, a gente trabalha na observação das mesas, abertura e infraestrutura eleitoral, além da participação do eleitor, fazendo uma avaliação se não tem nenhum tipo de problema. Se existir, incorporamos no nosso relatório. Até agora, as eleições ocorrem com absoluta normalidade”, declarou Lezcano em entrevista coletiva.
- Leia mais: acompanhe mais notícias das Eleições 2022
Além do Paraná, outros 14 estados recebem as visitas dos observadores e três cidades estrangeiras (Porto, Miami e Washington, DC).
Após as eleições, a missão apresentará nesta segunda-feira (3) um relatório preliminar com suas observações e recomendações, a fim de contribuir para o fortalecimento dos processos eleitorais no Brasil.