A pesquisa contratada pela RICtv e realizada pela Radar Inteligência, divulgada nesta sexta-feira (23), aponta que os eleitores paranaenses devem reeleger Ratinho Júnior (PSD) ao governo do Paraná já em primeiro turno.

Na pesquisa estimulada, em que é apresentada ao eleitor a lista com todos os candidatos, Ratinho obteve 58,2% do total de votos e 70,1% dos votos válidos. Roberto Requião (PT) conquistou 20% dos total e 24% dos votos válidos. Os outros candidatos pontuaram em torno de 1% da preferência do eleitorado.

Leia também:

Na contabilidade dos votos válidos são retirados os entrevistados que responderam “nenhum candidato”, branco ou nulo, o que soma 3,3% na pesquisa, e os “não sabe” ou “não opinou”, que somam 13,7% dos entrevistados.

Veja o total de votos a governador do Paraná:

Veja como está a pesquisa para governador do Paraná, considerando apenas votos válidos:

  • Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) – 70,1%
  • Requião (PT) – 24%
  • Gomyde (PDT) – 1,2%
  • Professora Angela (PSOL) – 1,2%
  • Adriano Teixeira (PCO) – 0,9%
  • Vivi Motta (PCB) – 0,8%
  • Joni Correia (DC) – 0,6%
  • Professor Ivan (PSTU) – 0,5%
  • Solange Ferreira Bueno (PMN) – 0,5%

A região do Paraná onde Ratinho Júnior possui a maior preferência dos eleitores é o Norte do Estado, com 67,8% dos votos. Já a região onde ele menos conseguiu convencer o eleitorado é a Sudoeste, onde apenas 36,7% dos eleitores votariam em Ratinho.

Em relação a Requião, a região onde ele mais conquistou eleitores foi a Centro-Sul, onde 36,8% votariam no petista. A região onde o ex-governador tem menos eleitores é a Oeste, onde 13,7% das pessoas votariam no candidato.

Este cenário é muito parecido com o que aponta a pesquisa Radar para presidente da República. O Norte é a região onde Bolsonaro, que apoia Ratinho Júnior, tem mais votos. E a região Sudeste / Centro-Sul é onde se concentram mais eleitores petistas, que votariam em Requião e em Lula para presidente.

Rejeição

A pesquisa também perguntou aos eleitores em quem eles jamais votariam: 35,8% dos paranaenses disseram que jamais votariam em Requião. E 14,2% jamais votariam em Ratinho Júnior.

Veja como ficou o índice de rejeição a cada candidato:

A pesquisa foi contratada pela RICtv, realizada pela Radar Inteligência e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números TSE/BR 09959/2022 e TRE-PR 06437/2022. Foram ouvidas 1.350 pessoas nas 10 mesorregiões do Paraná entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

23 set 2022, às 00h04. Atualizado às 06h42.
Mostrar próximo post
Carregando