Haddad entrega regulamentação da reforma tributária ao Congresso Nacional
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, submeteu ao Congresso Nacional um dos projetos que regulamenta a reforma tributária Nesta quarta-feira (24). Aprovada no final do ano passado, a alteração no sistema tributário brasileiro, considerado um dos mais inflexíveis do mundo, ainda depende de especificações em alguns pontos.
Junto com o secretário-executivo Dario Durigan e o secretário extraordinário para a reforma tributária, Bernard Appy, o ministro entregou o documento ao presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira (PP-AL), que estava acompanhado de lideranças da casa legislativa.
Durante a entrega, Haddad salientou que o projeto apresenta soluções para um dos problemas complexos do Brasil, que é o sistema tributário. O projeto de regulamentação, entregue ao presidente da Câmara, tem 300 páginas e 500 artigos, substituindo as leis tributárias existentes.
O ministro explicou que os dois impostos consolidados (IBS e CBS) vão ter a mesma base de cálculo e regulamentação, diferenciando-se apenas na destinação dos recursos para União, estados e municípios. Haddad também destacou a natureza totalmente digital do novo imposto consolidado, visando uma ampliação da base de contribuintes para estabelecer uma alíquota mais equilibrada.
Segundo o ministro, isso resultará na desoneração de investimentos e exportações, evitando a exportação de impostos que encarecem os produtos brasileiros no mercado internacional.
Por fim, Fernando Haddad também mencionou que o governo pretende apresentar os demais projetos de regulamentação da reforma dentro de duas semanas, enfatizando que “o cerne da reforma tributária está no primeiro projeto entregue hoje”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui