'Janjapalooza': TCU acolhe pedido para investigar uso de dinheiro público no festival

Tribunal acolheu pedido do deputado federal Sanderson (PL-RS) e apurará evento que contou com shows gratuitos no Rio de Janeiro

Publicado em 18 nov 2024, às 18h09. Atualizado às 18h26.

O festival que ficou conhecido popularmente como ‘Janjapalooza’ será investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão acolhe pedido do deputado federal Sanderson (PL-RS) para avaliar se houve uso de dinheiro público no festival.

Janjapalooza: TCU acolhe pedido para investigar uso de dinheiro público no festival
Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foi realizada no Rio de Janeiro, em novembro. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A justificativa do deputado para a investigação é apurar se houve dolo à administração pública, bem como afrontas legais e morais ao uso do dinheiro público.

“Não é admissível que recursos públicos sejam utilizados de forma questionável, principalmente em um momento em que o Brasil exige austeridade e responsabilidade fiscal. Esse tipo de gasto afronta os princípios básicos da gestão pública”, pontuou Sanderson.

Caberá agora ao TCU investigar a origem do dinheiro utilizado no ‘Janjapalooza’. Em caso de verificação de dolo, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, poderá sofrer sanções administrativas, bem como ter que devolver recursos aos cofres públicos.

Leia mais: 7 deputados paranaenses defendem fim da escala 6×1; saiba o que dizem os contrários

O que foi o Janjapalooza que o TCU investigará?

Entre os dias 14 e 16 de novembro, foi realizado no Rio de Janeiro o festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O evento ocorreu simultaneamente à Cúpula do G-20 Social e nas redes sociais foi apelidado de ‘Janjapalooza’.

Nomes como Seu Jorge, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho e Maria Rita participaram do evento que teve entrada gratuita.

Apuração do Estadão, apontou que somente a Itaipu Binacional e a Petrobras doaram R$ 33,5 milhões ao evento.

Em nota, o Ministério da Cultura apontou que o evento foi organizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), organismo multilateral, a prefeitura do Rio de Janeiro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!