Paraná decreta situação de emergência em quatro regiões por conta das chuvas
O governador em exercício Darci Piana assinou nesta sexta-feira (14) um decreto (12.383/2022) de situação de emergência nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste do Estado por conta das chuvas e temporais entre os dias 10 e 11 de outubro, que causaram enxurradas, inundações, alagamentos e vendavais em várias localidades do Paraná.
- Leia também:
Na prática, com o decreto, o Estado não precisa fazer licitações para contratar serviços e realizar compras destinadas à reabilitação dos cenários de calamidade, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre.
Entre os principais problemas que necessitam de reparos emergenciais estão estradas, destruídas pelas enchentes. O decreto também autoriza mobilização de todas as áreas do Governo em prol das ações da Defesa Civil Estadual.
Entre algumas medidas a serem adotadas imediatamente pelo Estado está a busca de recursos para aquisição de itens de ajuda humanitária de maneira mais rápida por parte da Defesa Civil. Outro ponto prioritário é a recuperação de estradas vicinais, o que prejudicou o escoamento de safras e acesso a serviços públicos.
Piana também assinou outro decreto nesta sexta (12.382/2022), reconhecendo a situação de emergência de Pato Branco, o que facilita a gestão de recursos junto ao município.
Até o momento, conforme a Defesa Civil, há 34 municípios atingidos pelas chuvas e enchentes e 14.590 pessoas diretamente impactadas.