Os mesários e presidentes de seção deverão fazer o registro das denúncias e enviá-las em tempo real ao sistema da Justiça Eleitoral (Foto: Nelson Jr/ASICS/TSE/Urna eletrônica)

O estado tinha cerca de 26.792 urnas. Até o meio das eleições, o TRE havia dito que apenas 33 urnas tinham sido substituídas, porém, o número foi atualizado nesta segunda-feira (8)

Por conta da sobrecarga nos sites e aplicativos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no fim das eleições deste domingo (7), não foi informado de forma oficial o número de urnas substituídas em todo o Paraná.

No domingo, 33 urnas tinham sido substituídas

Na manhã desta segunda-feira (8), o relatório gerado após a conclusão da eleição foi divulgado, e foi constatado que 756 urnas foram trocadas durante as votações, número muito superior ao divulgado no domingo, de 33 urnas.

No Paraná, 26.792 urnas foram utilizadas em todo o estado.

Erros mais comuns

Os erros técnicos mais comuns foram o reconhecimento da biometria dos eleitores e erros de travamento de urna durante a votação. Porém, de acordo com a comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), todas foram substituídas durante a votação, que ocorreu normalmente.

Além disso, a assessoria de imprensa informou que todos os votos computados nas urnas trocadas são retirados e colocados no novo equipamento. Dessa forma, não há erros de contagem.