BRASÍLIA (Reuters) – A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta segunda-feira (31) o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por homofobia em declarações dadas vinculando a homossexualidade a “famílias desajustadas”, entre outras.

Na peça acusatória protocolada nesta segunda no Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirma que o ministro agiu de forma discriminatória e “avilta integrantes desse grupo, seus familiares, emitindo um desvalor infundado quanto pessoas”.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em setembro de 2020, Ribeiro vinculou homossexualidade a “famílias desajustadas” e afirmou que havia adolescentes “optando por ser gay”.

A denúncia contra o ministro apresentada nesta segunda também pontua que Ribeiro se recusou a fechar um acordo de não persecução penal e “quiçá no desiderato de sustentar judicialmente inalcançabilidade penal de sua conduta”.

O vice-procurador-geral alerta ainda que declarações como a de Ribeiro podem induzir outros a práticas discriminatórias ou mesmo “hostilidade violenta a esse grupo humano vulnerável”.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.

31 jan 2022, às 20h01. Atualizado às 21h16.
Mostrar próximo post
Carregando