Explica Aí!

por Jeulliano Pedroso

Vai ao plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto para implementar o peixe na dieta escolar da rede estadual de ensino. A autoria da proposta é de Luiz Fernando Guerra (União). Dessa forma, se aprovado, o projeto levará o peixe para quase 1 milhão de alunos matriculados na rede estadual.

O deputado, autor do projeto, justificou a proposta afirmando a intenção de levar mais diversidade e qualidade ao cardápio das escolas. Cabe destacar que o Paraná liderou o ranking de produção de tilápia no Brasil com 194 mil toneladas. Dessa forma, as atividades comerciais com esse tipo de peixe estão estabelecidas em 363 cidades do Estado.

Em julho deste ano, o Paraná também iniciou a segunda etapa do Programa Rio Vivo. Assim, a ideia do estado é repovoar os rios com mais de 10 milhões de peixes nativos até o ano de 2026. Além disso, a Copel também fez uma ação de repovoamento de 140 mil alevinos de monjolo, espécie em extinção, no Rio Iguaçu.

O projeto de Luiz Guerra foi aprovado em todas as comissões da Alep e está pronto para votação. Além disso, há uma expectativa de que a inclusão do peixe no cardápio das escolas também impulsione a economia local com vantagens para pequenos produtores.

25 out 2023, às 22h55.
Mostrar próximo post
Carregando