Radar de trânsito pauta primeiro debate à Prefeitura de Curitiba

A discussão entre promover educação no trânsito e o combate ao caráter arrecadatório desses instrumentos movimentou os debatedores

Publicado em 8 ago 2024, às 23h46. Atualizado em: 9 ago 2024 às 01h15.
POST 4 DE 9

As multas geradas pelos radares em Curitiba foram um dos principais pontos de discussão no primeiro debate à Prefeitura da capital paranaense. A discussão entre promover educação no trânsito e o combate ao caráter arrecadatório desses instrumentos movimentou os debatedores.

Radar de trânsito pauta primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
Radares de trânsito como instrumento arrecadatório gerou críticas no debate (Fernando Frazão/Agência Brasil)

No primeiro bloco do debate realizado pela TV Band Curitiba, o ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart (SD) perguntou a deputada estadual licenciada Maria Victoria Barros (PP) sobre como ela observa a utilização dos radares em Curitiba.

“Os radares não podem ser arrecadatórios, precisam ser educativos. Então para você que é Uber, que é táxi, queremos fazer duas advertências antes da multa para infrações leves. Nós vamos também padronizar a velocidade em vias únicas”, explicou Maria Victoria.

Luizão utilizou a réplica para criticar a utilização dos radares pela atual gestão, a qual o ex-prefeito de Pinhais apontou que os equipamentos são utilizados apenas de forma “arrecadatória” e “punitiva”.

Luizão Goulart Eleições 2024
Luizão Goulart é candidato à Prefeitura de Curitiba pelo Solidariedade (Foto: Reprodução Band)

“Nós não podemos viver com os radares servindo como pegadinha. Esses dias eu fui ali num único radar no Capão da Embuja e em 60 dias ele aplicou mais de duas mil multas, tendo um problema de aferição. Quando um motorista é multado, ele tem que ter um esclarecimento, tem que ter a transparência de porque que ele foi multado, qual a condição e o direito de defesa”, pontuou Luizão.

Maria Vitória Eleições 2024
Maria Vitória é candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PP (Foto: Reprodução / Band)

Na tréplica, Maria Victoria afirmou que irá integrar os radares de trânsito de Curitiba ao sistema da muralha digital – utilizado pela Guarda Municipal, como forma de identificação mais rápida a questões como acidentes de trânsito, assaltos e sequestros.

O primeiro debate com candidatos à Prefeitura aconteceu na Band, com início às 22h30. Ainda antes do início, o debate foi marcado por uma polêmica. A pré-candidata Cristina Graeml foi desconvidada do programa pouco antes de chegar à emissora devido a dúvidas jurídicas sobre sua candidatura.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui