por Daniela Borsuk
com informações de RICtv

O Partido Social Democrático, o mesmo do governador reeleito do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi o partido com mais representantes eleitos para a Alep em 2022. Na sequência, o União Brasil teve 7 eleitos, seguido do Partido dos Trabalhadores também com 7 eleitos.

Confira como fica a distribuição de deputados por partidos na Alep:

(Foto: Arte/RICtv)

Ao todo, 54 deputados estaduais foram eleitos em 2022, com mandato de quatro anos. Entre a lista dos eleitos, estão candidatos que disputaram a reeleição e outros que já ocupavam outros cargos políticos. Sobre a composição da Alep, Ratinho Jr. afirmou que ficou satisfeito com as escolhas dos paranaenses.

O governador reeleito deu entrevista à RICtv nesta segunda-feira (3), após vencer em primeiro turno nas eleições de 2022, realizadas neste domingo (3). Ratinho Jr. comentou sobre a bancada eleita para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), responsável pela elaboração e aprovação de leis estaduais.

“Realmente a Assembleia Legislativa teve uma boa composição. A gente viu dos deputados que foram reeleitos são deputados que têm uma tradição, que têm realmente um respeito da sociedade, dos novos a grande maioria eu também conheço, pois já eram lideranças importantes do nosso Estado e são pessoas que realmente têm uma qualidade, uma qualificação para serem deputados, então é bem provável que a gente consiga ter uma boa construção para o futuro, para aprovar os projetos, para fazer o que é necessário, da aprovação do orçamento e assim por diante”, disse ele.

Ao ser questionado sobre o que espera dos próximos anos, Ratinho Jr. afirmou que vai fazer um trabalho de união. “Eu tenho buscado […] fazer um trabalho de construção, de união. O Paraná perdeu muito tempo brigando politicamente, isso fez muito mal para o nosso estado. Eu quando entrei fiz justamente o contrário, nós resolvemos fazer um trabalho de união, em cima de propostas, em cima de projetos, em cima de transformações. E a ideia é seguir esta mesma metodologia com os nossos deputados estaduais, com os novos que vão tomar posse a partir do dia 1º de janeiro”, comentou o governador.

Veja a entrevista na íntegra:

Eleição de Ratinho Jr.

Ratinho Jr. (PSD) foi o primeiro governador eleito neste domingo (2). Por volta das 19h24, com 72,78% das urnas apuradas, o atual governador atingiu matematicamente a porcentagem para a reeleição. Com a totalização da apuração, o político alcançou 4.243.292 votos, equivalente a 69,64% dos votos.

O representante do PSD foi também o segundo governador eleito com maior vantagem. Com 69,6%, Ratinho Jr. ficou atrás apenas de Helder Barbalho (MDB), que conquistou o governo do Pará com 70,41% dos votos.

3 out 2022, às 15h47. Atualizado às 18h01.
Mostrar próximo post
Carregando