Nesta segunda-feira (1º), 16 governadores se manifestaram, em nota pública, sobre as críticas do atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, que através de publicações em suas redes sociais, tentou jogar para os governos estaduais a culpa pelo Brasil estar enfrentando a pior fase da pandemia da covid-19.

No domingo (28), Bolsonaro usou o Twitter para expor publicamente o valor repassado para a saúde para cada estado brasileiro. Além dele, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, também colocou a culpa pela falta de estrutura em saúde nos governadores.

Na carta dos governadores, eles “manifestam preocupação em face da
utilização, pelo Governo Federal, de instrumentos de comunicação oficial, custeados por dinheiro público, a fim de produzir informação distorcida, gerar interpretações equivocadas e atacar governos locais”, diz um trecho.

“Em meio a uma pandemia de proporção talvez inédita na história, gravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”.

Diz a carta.

Os governadores argumentam que os valores citados pelo Presidente da República e outros membros do seu governo incluem quantias repassadas para fundos como o auxílio emergencial, por exemplo, e “suspensões de pagamentos de dívida federal por acordos e decisões judiciais muito anteriores à COVID-19, e em nada relacionadas à pandemia”.

“Em relação aos recursos efetivamente repassados para a área de Saúde, parcela absolutamente minoritária dentro do montante publicado hoje, todos os instrumentos de auditoria de repasses federais estão em vigor.”

Descrevem os governadores.

Entre os governadores que assinam a carta estão Carlos Massa Ratinho Júnior, do Paraná, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e João Doria, governador de São Paulo.

Veja todos os governadores que assinaram a nota:

RENAN FILHO – Governador do Estado do Alagoas
WALDEZ GÓES – Governador do Estado do Amapá
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
RENATO CASAGRANDE – Governador do Estado do Espírito Santo
RONALDO CAIADO – Governador do Estado de Goiás
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
HELDER BARBALHO – Governador do Estado do Pará
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
RATINHO JUNIOR – Governador do Estado do Paraná
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
CLÁUDIO CASTRO – Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
EDUARDO LEITE – Governador do Estado do Rio Grande do Sul
JOÃO DORIA – Governador do Estado de São Paulo
BELIVALDO CHAGAS – Governador do Estado de Sergipe

1 mar 2021, às 15h12. Atualizado às 15h19.
Mostrar próximo post
Carregando