Renato Silva (PL) diz que filas em CMEIs "sempre vão existir", mas propõe medida

Outra proposta de Renato Silva é tentar ampliar o atendimento para crianças em que pais trabalham no período noturno

por Daniela Borsuk
com colaboração de RICtv Oeste
Publicado em 26 ago 2024, às 14h34. Atualizado em: 28 ago 2024 às 14h31.
POST 1 DE 4

Renato Silva (PL), candidato a prefeito de Cascavel, falou sobre suas propostas de governo para a saúde pública, educação e assistência social nesta segunda-feira (26), em sabatina realizada na RICtv Oeste, ao vivo. Ainda, o atual vice-prefeito falou sobre a chapa para as eleições de 2024. Segundo Silva, que tem 73 anos, o candidato Henrique Mecabô (Novo), de 28 anos, como seu vice, vai trazer a “força e energia da juventude” para a gestão.

sabatina candidato prefeito Cascavel
Candidato Renato Silva é atual vice-prefeito de Cascavel (Foto: Reprodução/RICtv Oeste)

“Eu estou no melhor momento da minha vida, aos 73 anos de idade, de vida, de luta, de trabalho. Estou pronto e estou preparado. Posso me dedicar 100% à Prefeitura. E outra coisa, o meu amor à esta cidade eu manifesto no dia a dia, no trabalho, eu e minha família, e busquei um jovem que tem espírito, talento, vocação para ser um homem público que mais a sociedade precisa”, contou Silva, fazendo referência à própria trajetória e a escolha de Mecabô como candidato a vice.

Saúde pública

Ao ser questionado sobre as propostas para a saúde pública, Silva falou sobre a construção de uma policlínica regional. “Este é um projeto que já está aprovado, é uma verba inclusive do Governo Federal, o município já tem o terreno e nós vamos implantar mais um espaço para atender a população, pois a saúde é uma vigilância 24 horas por dia, você não sabe a hora que a pessoa necessita de um atendimento. Então como a nossa cidade está crescendo e nós precisamos estar atentos à melhor forma de atender a população, então vamos participar em parceria com o Governo Federal”, explicou ele. O terreno, conforme o candidato, fica nas proximidades da Rua Jorge Lacerda.

Ainda, Silva citou a construção de um centro especializado em cirurgias no hospital municipal de retaguarda, “para dar um suporte maior para as cirurgias eletivas, que a sociedade mais precisa”, disse. “A fila é grande, infelizmente não é só na nossa cidade, é em todas as cidades”, argumentou. Ao ser questionado sobre o atendimento na consulta primária, nos bairros, o candidato afirmou que espera atender toda a população em seu governo e que pretende construir uma ala para ampliar o atendimento de crianças em algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) na cidade.

Educação

O candidato afirmou que as filas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) “sempre vão existir”, mas que estuda uma parceria com instituições privadas para acolher as crianças.

“Fila sempre vai ter, nasce em Cascavel uma média de 500 crianças por mês, mas nós já estamos vigilantes, nós temos outras formas, os CMEIs particulares, nós vamos discutir, ver quem têm a possibilidade de atender, de acolher, ver quem tem espaço. Eu tenho conversado com várias pessoas, professoras inclusive, aposentadas, pessoas com 50 anos que têm toda a sua juventude, que têm a vontade de ter um espaço para atender 10, 20, 30, 40, 50 pessoas, nós vamos também discutir isso”, contou.

Outra proposta de Silva é tentar ampliar o atendimento para crianças em que pais trabalham no período noturno. “As mães e pais que trabalham em restaurante, trabalham de guarda, que têm trabalhos noturnos, enfim, nós vamos discutir uma forma de arrumar um espaço, dentro de todos os princípios e normas humanas, para ver a possibilidade legal e moral para a gente acolher as crianças no período noturno”.

Assistência social

Sobre as cerca de 3 mil pessoas em situação de rua em Cascavel, o candidato Silva contou que o plano de governo não planeja construir novos centros POP, mas que o acolhimento deve continuar reforçando parcerias com ONGs e igrejas, e auxiliando aqueles que buscam por emprego. “E vamos cuidar com os malandros, nós vamos continuar combatendo que malandro não tem e não terá vez no nosso governo, isso é uma realidade”, enfatizou.

Renato Silva teve 15 minutos para responder às perguntas na sabatina realizada pela RICtv Oeste, que irá ouvir os outros candidatos nos próximos dias. A ordem de entrevistas foi sorteada.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique