Fala, Marc!

por Marc Sousa

Uma resolução em discussão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pode desobrigar os vereadores a identificarem os veículos pagos com dinheiro público para uso exclusivo em serviço. A proposição 004.00003.2023 foi apresentada em setembro desse ano, e deve ser levada ao plenário na próxima segunda-feira, 18, justamente na última semana de trabalhos da casa.

Em abril de 2022 todos os carros utilizados pela casa foram plotados com uma placa nas portas, indicando que o veículo só pode ser utilizado durante o trabalho. O texto que irá pra plenário propõe a mudança da regra, fixando que “poderá ser dispensada pela Comissão Executiva em casos excepcionais, por período indeterminado, mediante apresentação de justificativa da necessidade pelo vereador titular do órgão de apoio a atividade político parlamentar”.

O uso do carro locado e pago pela Câmara é opcional. Dos 38 vereadores, 26 usam os veículos. Em junho desse ano, um assessor do vereador Ezequias Barros (PMB), foi flagrado saindo de uma academia com um desses veículos. O flagrante só foi possível porque o automóvel estava identificado.

Um levantamento do Grupo RIC mostrou que ao longo de 2022 e no primeiro semestre de 2023 os parlamentares gastaram mais de R$ 240 mil com os automóveis oficiais.

CORREÇÕES – Diferentemente do que foi divulgado em um primeiro momento, os veículos oficiais da casa passaram a ser identificados em abril de 2022. O projeto que pode desobrigar a identificação foi apresentando em setembro de 2023.

15 dez 2023, às 15h42. Atualizado em: 18 dez 2023 às 17h03.
Mostrar próximo post
Carregando