Vice-prefeito de Colombo é afastado suspeito de fraude em licitação e corrupção

por Daniela Borsuk
com informações da comunicação da PF-PR
Publicado em 29 fev 2024, às 11h42. Atualizado às 12h40.
POST 2 DE 2

O vice-prefeito de Colombo, Alcione Luiz Giaretton (Republicanos), que também é secretário de Educação do município da Região Metropolitana, foi afastado das funções pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (29). A medida faz parte da Operação Liber, que investiga a existência de uma organização criminosa suspeito de fraudar licitações e superfaturar livros infantis.

Ainda, de acordo com a PF, a corporação fez o sequestro de R$ 2 milhões, veículos e imóveis dos investigados. Ao todo, a operação cumpre sete mandados de busca e apreensão em Colombo e Curitiba.

Os crimes investigados incluem corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais. As penas, somadas, podem ultrapassar os 30 anos de prisão em caso de condenação. Segundo a Polícia Federal, a suspeita é de que os investigados usavam a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para o desvio de dinheiro público.

O portal RIC não conseguiu localizar a defesa de Alcione e deixa espaço aberto para manifestação.

Atualização:

Em nota, a Prefeitura de Colombo informou que recebeu com surpresa a notícia dos fatos investigados e que o prefeito comunicou o afastamento de Alcione das funções. “O Prefeito determina ainda, a instauração de imediato processo administrativo para apuração dos eventos narrados”, disse a prefeitura em nota.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui