por Daniela Borsuk
com informações da comunicação da PF-PR

O vice-prefeito de Colombo, Alcione Luiz Giaretton (Republicanos), que também é secretário de Educação do município da Região Metropolitana, foi afastado das funções pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (29). A medida faz parte da Operação Liber, que investiga a existência de uma organização criminosa suspeito de fraudar licitações e superfaturar livros infantis.

Ainda, de acordo com a PF, a corporação fez o sequestro de R$ 2 milhões, veículos e imóveis dos investigados. Ao todo, a operação cumpre sete mandados de busca e apreensão em Colombo e Curitiba.

Os crimes investigados incluem corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais. As penas, somadas, podem ultrapassar os 30 anos de prisão em caso de condenação. Segundo a Polícia Federal, a suspeita é de que os investigados usavam a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para o desvio de dinheiro público.

O portal RIC não conseguiu localizar a defesa de Alcione e deixa espaço aberto para manifestação.

Atualização:

Em nota, a Prefeitura de Colombo informou que recebeu com surpresa a notícia dos fatos investigados e que o prefeito comunicou o afastamento de Alcione das funções. “O Prefeito determina ainda, a instauração de imediato processo administrativo para apuração dos eventos narrados”, disse a prefeitura em nota.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

29 fev 2024, às 11h42. Atualizado às 12h40.
Mostrar próximo post
Carregando