Quando se fala em verão, as primeiras imagens que vêm à mente são praia, piscina, água e, claro, sol. Ele que é elemento obrigatório nos momentos de diversão também pode ser um vilão se for aproveitado sem os devidos cuidados. Para quem já teve ou tem tendência a ter câncer de pele, essa atenção deve ser redobrada. 

Mais uma vez, a Nissei, com foco na garantia da sua saúde e da sua família ao longo de toda a estação mais quente do ano, traz as principais informações que você precisa para aproveitar o verão ao máximo.Quer saber mais sobre os cuidados com a pele em relação ao sol? Confira!

Câncer de pele: o que é preciso saber?

Esse é o tipo de câncer mais comum no mundo e sua principal causa é a excessiva exposição ao sol. No Brasil, o problema se torna ainda mais expressivo, já que o país tem uma intensa incidência e muita extensão de raios solares. Além dessa, outras causas podem ser o bronzeamento artificial e predisposição genética. 

A doença acontece, basicamente, por um descontrole no crescimento anormal de células da pele, que se multiplicam e formam camadas. O nível de gravidade do câncer é dado de acordo com as camadas afetadas. Por essa razão, quanto mais cedo for descoberto, mais rápido e fácil será o tratamento e maiores as chances de cura. 

Os tipos de câncer de pele são divididos entre não melanoma e melanoma. Enquanto o primeiro é mais comum, apesar de ter uma letalidade menor, o segundo é mais agressivo e representa um risco maior de vida. Seu nome tem a ver com a sua origem: os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. 

Se engana quem pensa que somente em lugares como praia ou piscina. A radiação UV nos atinge todos os dias. Por isso, é importante prestar atenção nos sintomas que podem indicar um tumor, são eles: ferida que não cicatriza, alteração em marcas na pele e lesões que sangram, formam crostas e não desaparecem com o tempo.

Como prevenir danos causados pelo sol?

É importante lembrar que os cuidados com o sol devem fazer parte da rotina e não devem ser colocados em prática apenas com a chegada do verão. Isso porque, mesmo em dias nublados, a incidência dos raios solares é inevitável.

Aproveite o sol nos melhores horários. Das 10h até às 16h, a posição do sol a incidência dos seus raios aumentar. Durante esse período, é sempre legal procurar uma sombra caso tenha uma programação ao ar livre. 

As roupas e acessórios são importantes aliados em dias ensolarados. Bonés e chapéus ajudam na proteção da área do rosto. Já os óculos com proteção UV, além de preservarem a área dos olhos, evitam expressões faciais – e, consequentemente, previnem as rugas. Roupas largas e claras são as ideais para manter a refrescância.

Por fim, a dica mais indispensável: sempre use protetor solar. É preciso aplicá-lo em todas as áreas expostas, incluindo lábios. O FPS (Fator de Proteção Solar) deve ser no mínimo de 30. Para peles mais claras, é indicado que seja de 50 ou mais. Na aplicação, a pele deve estar seca e é preciso reaplicar o produto depois de entrar na água e depois das horas de eficácia indicadas na embalagem.

Encontre o seu protetor solar ideal

Para adultos, crianças, peles sensíveis, em creme ou spray… Existem muitas variedades de protetor solar e na rede de farmácias Nissei você encontra todas elas. Antes da sua viagem ou passeio, garanta o seu!

Mas se você já está no seu destino e quer contar com os produtos de qualidade da Nissei, não se preocupe. Durante o verão, a rede terá ações nos principais destinos de viagem no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. No litoral, nas prainhas do interior, nos parques e campos e principais destinos de turistas será possível encontrar os produtos que precisa.

Nissei, mais que farmácia!

31 jan 2023, às 14h54.
Mostrar próximo post
Carregando