Desafio de Sucesso teve início com muita emoção e disputa acirrada entre os participantes

Publicado em 15 dez 2023, às 15h58.

Com uma grande dose de emoção na hora do anúncio dos oito finalistas, a RICtv Record deu início ao reality show Desafio de Sucesso, que ao longo de oito episódios ajudará os participantes a desenvolver suas empresas com mentorias de renomados profissionais do mercado. 

No primeiro episódio do reality, Ricardo Quarenghi, âncora e editor-chefe do programa Líder S/A, que por dois anos (2020 e 2021) liderou a audiência do segmento na TV aberta no estado de São Paulo, apresentou os oito empreendedores selecionados para participar do programa e explicou como funcionarão as dinâmicas ao longo dos episódios.

Ao lado dos jurados Léticia Sugai, sócia da Veritas e presidente do Instituto Paranaense de Compliance;   Iolanda Viola, diretora do Via Soft Connect; Márcia Beatriz Cavalcanti, sócio-fundadora da Berta Capital e investidora-anjo  em duas redes no Paraná; e Virgílio Moreira Filho,  fundador e sócio da cooperativa de crédito Sicoob Sul; o apresentador conheceu um pouco mais a história de empreendedorismo de cada participante e seus objetivos para o futuro.

“Já foi uma competição para estar aqui entre os oito finalistas. A grande regra a partir de agora será desafiar a vocês mesmos, na liderança, no empreendedorismo de verdade”, resumiu Quarenghi no primeiro encontro entre todos os participantes.

A primeira mentoria para os competidores ficou a cargo de Iolanda Viola, que orientou os participantes sobre a melhor maneira de preparar um pitch de apresentação. “A gente primeiro tem que pensar no que é essencial, e no caso de vocês, em que ele terá no máximo dois minutos, ele tem que ser muito conciso”, explicou a mentora, estimulando os competidores a elaborarem os seus pitchs.

Primeiras saídas

Após a alta carga de emoção da estreia, o segundo episódio do Desafio do Sucesso reservou mais surpresas aos participantes. A primeira foi o anúncio de que a participante  Virgínia Boch estava deixando a competição após ter sido selecionada a representar o Paraná na maior feira de empreendedorismo do mundo, em Lisboa, e não pôde conciliar essa viagem com a sequência no programa.

A mentoria da segunda semana foi sobre a utilização da ferramenta Canvas, que permite a criação de um modelo de negócio para a empresa, traçando estratégias de mercado e aprofundando a organização de todos os processos internos da empresa.

Com o professor José Eduardo Nasser, consultor em estratégia empresarial e educação corporativa, os participantes aprenderam a utilizar a ferramenta Canvas os competidores puderam entender a importância do planejamento estratégico, com a definição de objetivos, métodos e propostas para o futuro de cada empresa. “Variáveis de cenário podem roubar rentabilidade e clientes e as empresas que não se prepararem podem pagar muito caro”, resumiu o professor.

Após a mentoria, cada competidor teve a oportunidade de traçar um planejamento estratégico com o objetivo de buscar novos clientes e mercados, além de ampliar a relevância do negócio.

Ao final das apresentações dos planejamentos, os jurados consideraram que Eduardo Gust realizou o melhor trabalho e teve a melhor avaliação. Ao final da dinâmica, foi anunciado que a concorrente Jhenyffer Silva, que teve a menor pontuação após os dois primeiros episódios, deixa o programa.

Disputa acirrada 

Para acompanhar as próximas disputas e descobrir quem será o grande vencedor do Desafio de Sucesso, acompanhe as transmissões semanais, sempre aos sábados, às 13h, nas emissoras da RICtv Record que cobrem todo o Paraná. Os episódios, com 45 minutos de duração, também são transmitidos pelo YouTube e podem ser revistos a qualquer momento.

PATROCÍNIO:

ESIC

MOVE NEGÓCIOS

ODONTO BRASIL

PREFEITURA DE CURITIBA

FORD SLAVIERO

SICREDI EMPREENDEDORES

Mostrar próximo post
Carregando