A rede estadual de ensino do Paraná é referência para o País. Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mostram que o Estado evoluiu em todas as suas notas, no Ensino Médio e nos dois recortes de avaliação do Ensino Fundamental, Anos Finais, do 6º ao 9º, e Anos Iniciais, do 1º ao 5º. Há 13 anos o Paraná não via uma evolução tão significativa na principal avaliação nacional de qualidade do ensino público.

Ensino Médio muito acima da média nacional

A alta da nota do Ensino Médio foi a mais expressiva do Brasil, crescimento de 0,7, um resultado acima da média nacional e o maior desde 2005. O Paraná alcançou a terceira melhor nota entre as redes estaduais do Brasil – antes, era apenas o 7º. Este foi o maior avanço do País nessa fase do ensino. Sobre isso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior reforça: “o desempenho obtido pelos nossos alunos demonstra o esforço do Governo para criar as condições de evolução do sistema de educação do Estado”.

Ensino Fundamental no topo

O Ensino Fundamental do Paraná evoluiu nos Anos Iniciais e Finais. Nas turmas do 6º ao 9º ano, a nota foi a terceira mais alta do País, colocando o Estado entre os seis únicos que alcançaram a projeção ideal de evolução do Ministério da Educação. Nos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, o Paraná teve o melhor desempenho do Brasil, ficando inclusive 0,4 ponto acima do índice das escolas privadas.

Evolução em todo o Estado

Esta edição do IDEB mostrou ainda que o crescimento paranaense foi pulverizado pelo Estado. Cerca de 90% dos municípios do Paraná tiveram alta no desempenho no Ensino Médio e 80% deles atingiram a meta estipulada nacionalmente. Isso ocorreu também nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com alta em 336 dos 399 municípios. A pequena Maripá, com 5,8 no Ensino Médio e 6,3 no Ensino Fundamental (Anos Finais) liderou as médias. Toledo, Guarapuava, Arapongas e Campo Largo estão nas melhores colocações entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Os colégios com as melhores notas estão em diversas regiões e têm diferentes tamanhos e perfis.

O que está por trás do avanço paranaense

Os indicadores são frutos dos esforços diários de alunos e educadores, mas o ano avaliado também contou com grandes incentivos e inovações pedagógicas do Governo do Estado, como o fortalecimento do trabalho em sala de aula e a melhoria da gestão das escolas. Além disso, foram criados programas de redução de evasão, como o Presente na Escola e Escola Paraná, e de mensuração da aprendizagem, como o Mais Aprendizagem, Prova Paraná e o Se Liga!. Para o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, as novas ferramentas foram fundamentais no processo. “Temos que ressaltar o empenho e o envolvimento do quadro de professores e profissionais do magistério. É o conjunto de ações que traz resultados tão expressivos como o que estamos vivenciando”, afirmou.

O professor faz a diferença

Os professores são a razão da melhora constante do ensino paranaense, que se aproxima cada vez mais qualitativamente da rede privada. “Além da divulgação dos números do IDEB, queremos reconhecer e parabenizar a atuação dos nossos professores”, salienta Feder. Essa valorização do docente veio também na forma de uma campanha, que mostrou professores reais das escolas do Paraná falando sobre o desempenho no IDEB e como eles se sentem ao verem a educação transformar a vida dos alunos.

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23 out 2020, às 14h00. Atualizado às 15h23.
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