Fazenda Urbana de Curitiba: conheça a importância desse projeto inovador

Publicado em 23 nov 2023, às 17h36. Atualizado em: 29 nov 2023 às 12h30.

Você sabe o que é a Fazenda Urbana de Curitiba? Nesta websérie do reality Você é o Chef Médicos, o apresentador Colemar Júnior vai te levar para uma aventura deliciosa e muito saudável por esta infraestrutura incrível que é a Fazenda Urbana de Curitiba.

O espaço, inédito no Brasil, foi inaugurado em junho de 2020 e é um projeto social que tem como principal objetivo a educação da população sobre a agricultura sustentável e a importância da vida no campo, mostrando que semear é o primeiro estágio da cadeia alimentar. O local funciona como um centro de conexão entre o rural e urbano.

A Fazenda Urbana foi criada com o objetivo de transmitir para a população local inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana. Desde a sua inauguração, a Fazenda já produziu mais de quatro toneladas de hortaliças, que foram doadas ao banco de alimentos do município. Esses alimentos são repassados para as instituições de caridade que participam do projeto Mesa Solidária, fornecendo refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

E esse é apenas um dos serviços oferecidos pelo projeto. A Fazenda Urbana promove cursos com temas relacionados à agricultura sustentável. Mais de 3.500 pessoas já passaram pela Fazenda em visitas guiadas e passeios livres e mais de 1.300 pessoas realizaram algum dos 47 cursos ofertados pelo espaço. Os cursos técnicos são presenciais. Todo mês, são abertas turmas com vagas limitadas. Para acessar a programação completa, acesse o site Guia Curitiba.

Canteiros elevados foram implementados para garantir o acesso inclusivo, facilitando o cultivo por cadeirantes. Um dos destaques da infraestrutura é a central de compostagem de resíduos orgânicos, através do projeto Compostroca, desenvolvido pela startup Ambiente Livre. Neste projeto, resíduos como cascas de legumes, frutas, ovos e filtros de café são transformados em adubo orgânico para as hortas da comunidade. Em 2022, mais de 5 toneladas de resíduos orgânicos foram transformadas em composto na Fazenda.

Pandemia e as hortas comunitárias

Felipe Jesus, diretor da Fazenda Urbana de Curitiba, explica que o projeto inovador nasceu do aumento e da necessidade das hortas comunitárias na cidade. Segundo ele, durante a pandemia, aumentou muito a demanda da população querendo aprender a mexer com plantas, com abelhas, cuidar do próprio resíduo orgânico, enfim, toda a questão da sustentabilidade e do cuidar do planeta.

Assim nasceu a Fazenda Urbana, com esse propósito de ser um ponto de disseminação do conhecimento. Hoje o projeto oferece cursos, oficinas, visitas guiadas tanto para a comunidade, quanto para startups. Atualmente há startups de compostagem e de irrigação inteligente alocadas na Fazenda.

“Nós temos uma estação meteorológica, tem as abelhas nativas sem ferrão, tem o Compostroca, onde as famílias do entorno trazem o seu resíduo orgânico para transformar em adubo. Aqui tem cozinhas de gastronomia, tem cursos de PANCs, que são as plantas alimentícias não convencionais, pomares, enfim, é dentro desta perspectiva que a Fazenda Urbana tem o seu impacto”, explica Felipe.

As visitas na Fazenda Urbana são gratuitas e abertas ao público. Acesse este link, conheça todos os serviços ofertados e veja informações sobre as visitas.

Assista o episódio 1 da websérie Você é o Chef Médicos e Fazenda Urbana:

Mostrar próximo post
Carregando