O setor de energia solar está crescendo de forma acelerada em vários países, incluindo o Brasil. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), mais de 200 mil empresas de energia solar fotovoltaica estão registradas no país. 

De modo geral, essa movimentação é importante para o desenvolvimento do setor, uma vez que competitividade ajuda a impulsionar a qualidade de equipamentos e serviços. Além disso, os esforços de comunicação e marketing das empresas, podem contribuir para a disseminação de informação e adoção da energia solar.

A expansão da energia solar no Brasil, também recebe impulso por parte da indústria e do comércio. Esses setores sofrem com o aumento tarifário da conta de luz, pois, o preço da energia impacta diretamente o custo fixo do negócio. Atraídos pela oportunidade de reduzir significativamente este custo, empresários destes setores estão investindo em sistemas de energia solar fotovoltaica.

No entanto, o que poderia ser uma alternativa de economia, pode virar dor de cabeça para algumas destas empresas. O grande problema é que um projeto de energia solar voltado para indústria, por exemplo, possui um nível de complexidade maior do que o residencial. Embora existam muitas empresas atuando no setor, isso não significa que todas tenham o conhecimento técnico especializado, o que é fundamental para projetos de engenharia de médio e grande porte. 

Energia Solar para Indústria e Comércio

A empresa paranaense, Bonö Fotovoltaico, está trabalhando em projetos de usinas solares projetadas para as demandas de indústrias e comércios. Segundo o diretor comercial, Marcelo Abuhamad, uma das estratégias da empresa é justamente o atendimento especializado para cada setor.

Diretor Comercial da Bonö Fotovoltaico – Marcelo Abuhamad — Foto: Juliano Ayub

“Compreendemos, na prática, que cada setor tem suas particularidades. Embora a tecnologia seja a mesma, as necessidades de uma indústria são diferentes de uma propriedade rural, por exemplo. Então, para nós, faz muito mais sentido o atendimento customizado”, comenta Abuhamad

Ainda de acordo com Abuhamad, a indústria e o comércio precisam de projetos mais robustos, que entreguem soluções complexas de forma eficiente.

“Esses setores sentem o aumento tarifário da conta de luz, sofrendo impacto direto no custo fixo do negócio. Diminuir este custo é o foco do cliente, mas oferecemos uma proposta ainda melhor! Eliminamos os desperdícios comuns aos projetos off grid e entregamos uma solução energética 100% aproveitável, que atende todas as necessidades do cliente, incluindo a economia”, afirma Abuhamad

Embora pareça simples, Abuhamad ressalta que é importante tomar precauções para garantir a contratação de um serviço de boa qualidade e que garanta a tão almejada economia no custo fixo. A seguir, confira 6 pontos que devem ser avaliados ao escolher uma empresa para instalar o sistema de energia solar para o seu negócio. 

1 – Certifique-se que a empresa respeita as normas da ANEEL 

A RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica. Procure somente empresas que façam um sistema fotovoltaico projetado sob medida para o seu telhado/solo e para os seus padrões de consumo.

2 – Verifique o histórico da empresa e quem são seus clientes

Verifique se a empresa que você pretende contratar tem um bom número de projetos aprovados com a concessionária local, assim você poderá constatar a experiência prática dos profissionais. Isso porque, apesar dos conhecimentos técnicos dos funcionários, existem questões específicas que só podem ser absorvidas com a prática. 

Outro ponto relevante é observar os clientes que já foram atendidos. Licitações, empresas multinacionais e com marca consolidada no mercado, são dados que dizem muito sobre a confiança e credibilidade dos serviços prestados.

Projeto realizado pela Bonö para o SAMAE em Jaraguá do Sul-SC — 1.018 módulos e 371,57 kWp

3 – Procure empresas que tenham departamentos específicos por área

Comprar um sistema fotovoltaico é fácil, o difícil é encontrar quem te ofereça a solução completa. Por trás de um sistema de energia solar que funciona perfeitamente e gera a energia necessária para proporcionar economia no fim do mês, existem muitos profissionais que precisam de conhecimentos específicos para cada etapa do processo. A venda é só o primeiro passo. 

Por isso, explore sobre a capacitação técnica da equipe por trás do seu projeto. Um time que tem engenheiros eletricista e civil, certamente saberão dar o apoio que seu projeto demanda. Os departamentos de pós-venda, jurídico e financeiro com foco em financiamentos, por exemplo, são grandes diferenciais. Vale também responder: 

-A empresa que está fornecendo o sistema vai se encarregar de preencher a documentação necessária para conectar o seu sistema à rede elétrica?

-A empresa irá te assessorar até o fim do processo de conexão com a rede elétrica?

Se as respostas forem “sim”, você pode avançar para outros requisitos.

4 – Observe os equipamentos utilizados

A qualidade dos equipamentos é fundamental para a durabilidade e retorno do seu investimento. Os módulos fotovoltaicos e inversores solares de um fornecedor que já esteja consolidado no mercado faz toda a diferença no orçamento final. 

O chamado “kit solar” (inversor e módulo) possui várias marcas e modelos. O ideal é optar por empresas consolidadas mundialmente, como por exemplo a WEG, que utiliza tecnologia de ponta permitindo que as boas práticas de instalação, especialmente a de proteção elétrica dos equipamentos, sejam cumpridas. Desta forma, você pode ter a real segurança que o seu sistema irá durar por 25 anos, sabendo que comprou um sistema de qualidade. 

5 – Se informe sobre as garantias do serviço prestado

Para fazer uma avaliação de qual empresa de energia solar é a melhor para o seu imóvel, certifique-se de que todos os componentes do seu sistema fotovoltaico incluem garantia. Verifique se ela garante a instalação das peças, veja qual é a procedência e a qualidade de cada item que faz parte do projeto. 

Além disso, pergunte se a empresa possui apólices de seguros, cobrindo eventuais danos provenientes de acidentes ocorridos durante a execução da obra ou mesmo abrangendo terceiros como: empregados, vizinhos, incêndios, etc.

6 – Exija o Laudo de Performance e Geração em Contrato

Procure contratar uma empresa que forneça validações elétricas e estruturais do seu imóvel, por meio de uma simulação da geração do sistema. Desta forma você estará respaldado com segurança e conformidade com as normas brasileiras de instalação. Por fim, procure quem garante em contrato a geração do sistema fotovoltaico, assim, você pode evitar ser surpreendido com uma geração de energia diferente da oferta inicial. 

Saiba mais sobre a BONÖ Fotovoltaico

Fundada em 2016, na cidade de Londrina, a Bono Fotovoltaico é uma empresa jovem. No entanto, já é considerada a maior do Paraná e uma das maiores do país. Com mais de 650 projetos entregues e mais de 20 mil kWp instalados, a empresa chegou ao faturamento de 35 milhões de reais (2019). No primeiro semestre de 2020, mesmo em meio à crise econômica, apresentou crescimento de 100%, comparando com o mesmo período do ano anterior. 

PRÊMIOS 

2º Lugar no Prêmio “Integradores Rooftop” 
5º Prêmio inovação e tecnologia Brasil Solar (https://www.forumgdsul.com.br/site/)
4º Lugar Conected Smart Cities (2017)

BONÖ FOTOVOLTAICO

Site: https://bonofotovoltaico.com.br/

CONTATOS

Marketing e Relações públicas: Fabiana Moriyama e Denise Rosa
Telefone: (43) 3304-2355
E-mail: imprensa@ bonofotovoltaico.com.br | fabiana.moriyama@bonofotovoltaico.com.br 
Endereço da matriz: Rua Anita Garibaldi, 25 – Londrina/PR. 
Tel.: (43) 3304-2355
Endereço da filial: Avenida Cuiabá, 1630 – Primavera do Leste/MT.Tel.: (66) 99614-1745

selo_ricmais_publis

18 jan 2021, às 16h20.
Mostrar próximo post
Carregando