Empresas enfrentam dificuldades para escolher a melhor estratégia de Marketing Digital
A relação entre empresas e consumidores é constantemente alterada pelo uso de novas tecnologias. Ainda assim, boa parte das organizações ainda não sabe lidar com a importância de suas ações dentro das mídias digitais, já que 56,4% das empresas investem menos de 20% do orçamento de marketing na esfera digital.
A informação é vinculada a um estudo feito com 1.024 empresas brasileiras através da Web Estratégica, consultoria de marketing visada para o mundo digital e suas possibilidades de negócios. Segundo dados da pesquisa, o principal desafio para mais da metade das empresas é identificar quais são as estratégias mais promissoras para divulgação de negócios pela internet.
Maiores dificuldades para as empresas
Investir em produção de conteúdo é uma iniciativa que visa a melhorar o posicionamento orgânico no Google, e foi considerada como a ferramenta que mais gera resultado por 34,2% das empresas.
Por outro lado, a gestão de redes sociais ficou com o segundo lugar da lista, indicada por cerca de 24% das empresas como sendo uma estratégia mais eficiente para as organizações. Entre as redes sociais que trabalham com anúncios, o Facebook Ads ficou em primeiro lugar com os melhores resultados em 18% dos negócios.
Realizar investimentos na área de Marketing Digital também é novidade para a maior parte das empresas: 47,6% delas investem nesse tipo de ação há cerca de apenas um ano; 20,5% investem mais nos canais digitais há cerca de 2 a 4 anos, enquanto que apenas 13% destinam uma quantia considerável de verba para canais digitais há um período que varia de 1 a 3 anos.
A ausência de maiores investimentos no segmento de Marketing Digital é o que impede as empresas de desfrutarem todo o seu potencial com propagandas realizadas na internet. Ainda de acordo com a pesquisa, para 57% das empresas, as ações de marketing na web são responsáveis por cerca de 10% a 20% das vendas. Para 13% das companhias, esse número é ainda maior, girando em torno de 20% a 30%.
A presença de profissionais do setor também é uma dificuldade para grande parcela das empresas, já que quase 18% delas não contam com nenhum profissional que esteja dedicado à função, ainda que boa parte das companhias já consiga visualizar a necessidade desse pessoal e 64% contam com times internos que variam de uma a três pessoas. Já as demais contrataram mais de três profissionais para se dedicarem exclusivamente ao setor.
As empresas precisam investir mais em Marketing Digital
Os resultados do estudo demonstram que muitas empresas gostam de seguir tendências, porém, não procuram, realmente, estudar para que serve cada técnica. Outro assunto levantado na pesquisa diz respeito à frequência em que é realizado o acompanhamento de métricas (que constantemente é deixado de lado pelas empresas), já que apenas 18% dizem fazer um acompanhamento diário.
Para 60,8% das empresas, o principal objetivo do marketing digital é ampliar as vendas, enquanto que 22,3% acredita na exposição da marca ou produto. Ainda que seja essencial para as empresas, o marketing na web ainda precisa atravessar vários obstáculos até ser compreendido pelas organizações, já que muitas ainda não sabem a definição de seu objetivo.