Empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais têm mais visitantes
De acordo com dados da 3ª edição da pesquisa Content Trends, realizada pela Rock Content, que checa informações às empresas que investem e procuram alcançar sucesso com otimização de sites e marketing de conteúdo, os empreendimentos que publicam mais de 13 conteúdos por mês recebem cerca de 4 vezes mais visitas – média de 125.442 para volume mensal de publicação, do que os que produzem 12 conteúdos ou menos – média de visitas de 29.670.
O estudo detectou ainda que muito se fala sobre a questão da otimização de sites e produção de conteúdo, e muitas dúvidas costumam surgir entre aqueles que estão começando seus investimentos na metodologia. Em diversos casos, não é necessário que haja uma grande quantidade de publicações, mas, independentemente da quantidade, é fundamental pensar na qualidade do material, levando em consideração o público-alvo e procurando não deixá-lo sem conteúdo, além de manter uma frequência definida, mesmo que seja uma vez a cada 15 dias.
Nesse quesito, dados do levantamento afirmam ser dispensável a publicação de muitos posts e o lançamento de vários materiais por semana, se todo conteúdo não entregar algo de valor para o visitante. Por outro lado, quem produz conteúdos de qualidade pode investir em mais volume, pois trata-se de uma ótima forma de melhorar o tráfego orgânico e alavancar o posicionamento do site no ranking das páginas de pesquisa.
Conteúdo relevante e público-alvo
Um conteúdo relevante é o ponto principal que deve servir de norte para a produção de material, já que os leitores e clientes têm acesso a diversos conteúdos o tempo todo. Entretanto, o que chama a atenção para um material, frente ao do concorrente, é a relevância que ele representa para o público. A principal variável a ser considerada na hora de gerar publicações é a relação com o público-alvo.
Para alcançar o seu público, primeiramente, é preciso traçar quem é a persona, ou seja, o que representa o público ideal, com características e questionamentos que a empresa quer identificar e solucionar.
Ao definir a persona, é possível compreender melhor como cada publicação deve se encaixar dentro da estratégia do negócio. Se o que se busca são textos longos, os responsáveis pelo marketing não perderão tempo produzindo conteúdos menores, por exemplo.
Ter essa relação de troca de informações com o público é fundamental para a produção de conteúdo relevante e, por meio de uma persona bem definida, a criação de materiais torna-se muito mais proveitosa e tranquila.
Sobre a pesquisa:
Para coletar todos os dados, foram distribuídos formulários online entre os dias 2 e 16 de maio de 2017, para 3650 respondentes no país. Já o formulário, promovido pelas redes sociais da empresa, foi enviado para 80 mil pessoas.
A maior taxa de participação da pesquisa (cerca de 31%) ficou por conta do segmento de agências de marketing e publicidade. Outras presenças significativas foram dos negócios na área de educação (com 10,3%) e software/cloud/SaaS (com 8,9%).