Empresas que produzem mais de 13 conteúdos mensais têm mais visitantes

Publicado em 30 ago 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h52.

De acordo com dados da 3ª edição da pesquisa Content Trends, realizada pela Rock Content, que checa informações às empresas que investem e procuram alcançar sucesso com otimização de sites e marketing de conteúdo,  os empreendimentos que publicam mais de 13 conteúdos por mês recebem cerca de 4 vezes mais visitas – média de 125.442 para volume mensal de publicação, do que os que produzem 12 conteúdos ou menos – média de visitas de 29.670.

O estudo detectou ainda que muito se fala sobre a questão da otimização de sites e produção de conteúdo, e muitas dúvidas costumam surgir entre aqueles que estão começando seus investimentos na metodologia. Em diversos casos, não é necessário que haja uma grande quantidade de publicações, mas, independentemente da quantidade, é fundamental pensar na qualidade do material, levando em consideração o público-alvo e procurando não deixá-lo sem conteúdo, além de manter uma frequência definida, mesmo que seja uma vez a cada 15 dias.

Nesse quesito, dados do  levantamento afirmam ser dispensável a publicação de muitos posts e o lançamento de vários materiais por semana, se todo conteúdo não entregar algo de valor para o visitante. Por outro lado, quem produz conteúdos de qualidade pode investir em mais volume, pois trata-se de uma ótima forma de melhorar o tráfego orgânico e alavancar o posicionamento do site no ranking das páginas de pesquisa.

Conteúdo relevante e público-alvo

Um conteúdo relevante é o ponto principal que deve servir de norte para a produção de material, já que os leitores e clientes têm acesso a diversos conteúdos o tempo todo. Entretanto, o que chama a atenção para um material, frente ao do concorrente, é a relevância que ele representa para o público. A principal variável a ser considerada na hora de gerar publicações é a relação com o público-alvo.

Para alcançar o seu público, primeiramente, é preciso traçar quem é a persona, ou seja, o que representa o público ideal, com características e questionamentos que a empresa quer identificar e solucionar.

Ao definir a persona, é possível compreender melhor como cada publicação deve se encaixar dentro da estratégia do negócio. Se o que se busca são textos longos, os responsáveis pelo marketing não perderão tempo produzindo conteúdos menores, por exemplo.

Ter essa relação de troca de informações com o público é fundamental para a produção de conteúdo relevante e, por meio de uma persona bem definida, a criação de materiais torna-se muito mais proveitosa e tranquila.

Sobre a pesquisa:

Para coletar todos os dados, foram distribuídos formulários online entre os dias 2 e 16 de maio de 2017, para 3650 respondentes no país. Já o formulário, promovido pelas redes sociais da empresa, foi enviado para 80 mil pessoas.

A maior taxa de participação da pesquisa (cerca de 31%) ficou por conta do segmento de agências de marketing e publicidade. Outras presenças significativas foram dos negócios na área de educação (com 10,3%) e software/cloud/SaaS (com 8,9%).