Estudo aponta as estratégias de marketing digital que geram sucesso e aumentam as vendas em 50 %
A consultoria Web Estratégia divulgou uma pesquisa que mostra como as empresas com atuação no Brasil trabalham com o Marketing Digital. O resultado revela que 48% dos entrevistados investem há menos de um ano em estratégias de redes sociais, Google orgânico e em anúncios de Facebook e sites.
A mesma pesquisa também evidencia que as empresas que começaram a investir em marketing digital já sentem os benefícios da estratégia nas vendas. Para 58% delas, a técnica resultou em um aumento entre 10% e 20% nas vendas; para 12%, os negócios online foram impulsionados em cerca de 30% após o início do investimento em marketing digital; e para 18% das empresas, o faturamento aumentou em 50%.
É preciso pensar nas estratégias
Para o marketing digital ser realmente efetivo no incremento das vendas, alguns pré-requisitos devem ser observados. Para a jornalista e especialista em marketing digital, Renata Matos, é preciso que a empresa tenha objetivos claros, um público definido e saiba utilizar os canais de divulgação de forma adequada.
Além disso, é fundamental que as estratégias de marketing digital adotadas pela empresa sejam planejadas criteriosamente. “As ações precisam ser bem estruturadas para que a verba não seja empregada de forma inadequada, deixando de trazer os resultados esperados”, explica a especialista.
Ela lembra que não existe apenas uma estratégia correta a ser empregada e que as ações devem ser atualizadas de acordo com a resposta do público. “É preciso trabalhar com possibilidades diferentes de campanhas – o que chamamos de testes A/B. A partir dos resultados, fortalecemos o que funcionou bem e excluímos aquelas ações que não tiveram tanta atenção do público”, diz a especialista.
É justamente o momento de definir as estratégias de marketing digital que confunde muitos empreendedores. Das empresas consultadas na pesquisa da Web Estratégia, 61% disseram que possuem dificuldade em definir a melhor estratégia a adotar. Elas responderam, ainda, que acabam investindo em sites de buscas e em redes sociais.
Renata Matos aconselha que as empresas definam primeiro os seus objetivos, antes de partir para as ações. “É preciso buscar a ajuda de um especialista na área para que sejam definidos os canais on-line a serem trabalhados e as estratégias dentro de cada um deles. Para quem trabalha com venda B2B, por exemplo, é importante investir no Linkedin. Para empresas que vendem produtos de design e moda, é fundamental estar no Instagram, que tem um apelo mais visual”, explica.
Mais investimentos
As pesquisas também mostram que os investimentos em marketing digital estão cada vez maiores, enquanto a verba destinada à mídia tradicional tem sofrido quedas. A 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada em 54 países pela PricewaterhouseCoopers (PwC), aponta que o investimento em mídia digital deve crescer 12% ao ano até 2021.
O interesse das empresas no ambiente virtual se justifica porque os investimentos são muito menores do que os exigidos para uma campanha de marketing tradicional. Isto porque o público atingido pelas estratégias é menor, porém mais selecionado. Ou seja, apesar de atingir um menor número de pessoas, as campanhas chegam diretamente para potenciais consumidores com mais chances de decidirem por comprar o produto.
Além disso, as estratégias de marketing digital permitem encontrar a pessoa que se encaixa corretamente no perfil desejado pela sua empresa e despertar nela a necessidade de comprar o seu produto ou adquirir o seu serviço.
Estratégias que geram sucesso
As pequenas e médias empresas conseguem perceber de forma ainda mais clara as vantagens que uma boa estratégia de marketing digital pode proporcionar. A técnica permite que essas empresas possam competir de forma mais parelha com as gigantes do mesmo setor.
Escolher as ações adequadas de marketing digital pode ser o grande diferencial. “É uma excelente ferramenta para a geração de leads. A partir da criação de conteúdo de valor, é possível solicitar o ‘pagamento social’, que são os dados de e-mail, telefone, entre outros. Assim, para baixar um e-book, um infográfico ou outro material rico, a empresa pode solicitar o preenchimento de um cadastro e criar um mailing de pessoas interessadas em determinados assuntos. Essas pessoas atraídas pelo conteúdo podem vir a se tornar clientes”, explica Renata Matos.
Para a especialista, outra estratégia com grande potencial para gerar muitos benefícios são as campanhas de promoções no Facebook e no Instagram. “Nelas, as pessoas podem cadastrar os seus dados e solicitar o envio de mais informações do produto”, explica.