Gmail terá modo confidencial mobile
Da redação
O novo recurso do Gmail, o modo confidencial mobile, permite ao usuário criar um temporizador para destruir automaticamente a mensagem na caixa de entrada do destinatário e, também, impedir que o e-mail seja copiado, encaminhado e até mesmo impresso. O remetente pode ainda criar um sistema de autenticação dupla com senha para autorizar o acesso do destinatário ao conteúdo da mensagem.
Apesar do objetivo principal da Google com este novo recurso ser oferecer mais segurança para seus usuários, a companhia ressalta que a ferramenta ainda não é completamente impenetrável, uma vez que o sistema possui pontos fracos, não conseguindo, por exemplo, impedir que o destinatário faça uma captura de tela do e-mail recebido e nem que dispositivos com softwares maliciosos façam download do conteúdo.
No entanto, o novo recurso oferece uma camada de proteção ao enviar mensagens confidenciais, o que já é um significativo passo para dificultar o compartilhamento dos conteúdos na web.
Para ativar o modo confidencial do Gmail, tanto no Android quanto no iOS, é preciso clicar no ícone de três pontos enquanto o novo e-mail é redigido e selecionar o modo confidencial, determinando o temporizador e a autenticação de dois fatores.