Líderes de marketing devem investir ainda mais no digital em 2018

Publicado em 31 ago 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h52.

Um estudo da consultoria norte-americana Gartner contabilizou que 67% dos diretores de marketing passarão a investir mais na tecnologia digital em 2018. A pesquisa foi realizada com instituições que contam, anualmente, com movimentos acima de US$ 250 milhões, no Reino Unido e na América do Norte.

De acordo com a pesquisa, os dados priorizam as conjecturas dos CMO’s (Chief Marketing Officer), no entanto 9,2% do valor estão destinados para o setor. Dentro dos orçamentos, estão previstos 10% para inovação em marketing.

O levantamento apontou ainda a tecnologia como um dos fatores fundamentais nos orçamentos, uma vez que o setor de TI e suas soluções contribuem para cruzar informações, tomadas de decisão e criação de estratégias relacionadas ao desempenho do marketing.

A falta da mão de obra qualificada tem sido a grande vilã para as empresas, considera Rafael Rez, especialista e cofundador da Web Estratégica. “Dessa forma fica difícil ocorrer a implementação de novas tecnologias e também adquirir conhecimentos precisos para que seja possível analisar corretamente os dados”, assegura.

De acordo com Rez, a falta de mão de obra qualificada encarece e atrasa a adoção da tecnologia, permitindo que as empresas vejam as tendências de fora e aprendam com as falhas antes de adquirir qualquer novidade a altos custos, sem ter certeza se os resultados pagarão a conta.

Para pequenas e médias empresas, o especialista sugere o investimento com muita cautela. “Empresas maiores conseguem sobreviver à perda de um investimento de 100 mil reais, já uma organização de médio porte sofrerá um impacto maior. Em uma empresa pequena, ele pode levá-la à falência”, alerta.