RIC Mais MKT & Tec fala sobre os desafios dos microempreendedores

Publicado em 7 set 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h51.

Exclusivo

O tema do Programa RIC Mais MKT & Tec desta semana, foi os Desafios para Microempreendedores.

Recebemos no estúdio, o Fabio Kienen sócio fundador da Folk Portaria Remota, que nos contou como surgiu a ideia da Startup, sua trajetória, os contratempos e como a tecnologia e o marketing digital o ajudaram a gerar visibilidade para o seu negócio.

Acompanhe a entrevista exclusiva ao Tendências e Tecnologia e assista ao Programa RIC Mais MKT &Tec.

 

 

ENTREVISTA

Tendências e Tecnologia (TeT): Há quanto tempo você é empreendedor?
Fabio Kienen (FK): Eu me considero empreendedor desde sempre, mas, como negócio mesmo, com CNPJ, faz 6 anos. Com a portaria remota, 3 anos.

TeT: O que você fazia antes de empreender?
FK: Já fiz estágio em banco, trabalhei como supervisor de produção, trabalhei como bartender e garçom, mas, sempre tinha a ideia de empreender. Como empreendedor já trabalhei com construção civil e tive uma agência de desenvolvimento de sites.

TeT: Como surgiu a ideia de criar a Startup?
FK: Foi uma ideia principalmente dos meus dois sócios: um que jogava poker online, onde para aumentar a produtividade, jogam-se em várias “mesas” ao mesmo tempo, e o outro sócio trabalhava com instalação de sistemas de segurança e sentia a necessidade do mercado, pois estava sempre em contato com muitos sindicos que comentavam sobre as “dores” de uma portaria, da ociosidade do tempo de um porteiro. Com base nessa ideia,  fomos buscar o desenvolvimento de tecnologia para fazer que um porteiro cuidasse de mais condomínios ao mesmo tempo.

TeT: Quais foram os seus maiores desafios no início do negócio?
JK: Foram vários. Para empreender não existe uma receita e não existe garantia de nada. Por ser um negócio totalmente novo, não existia um curso de portaria remota, as empresas estavam começando a aparecer, as soluções que existiam deixavam a desejar, então tivemos que desenvolver tecnologia e integrar todos os sistemas.

TeT: De que forma a tecnologia e o marketing digital lhe ajudaram a gerar visibilidade do seu negócio?
JK: Tecnologia é um dos pilares do negócio de portaria remota. Então, a nossa empresa tem como característica estar sempre buscando as melhores tecnologias para facilitar a vida do nosso cliente, que são os moradores de condomínios. Isso envolve a tecnologia no controle de acesso, tecnologia na forma de comunicação com o nosso cliente, com os leads, prospects…
Quanto ao marketing digital, é a nossa principal forma de contato de leads. Já participamos de feiras, propaganda impressa, prospecção por telemarketing, venda de “porta em porta”e, de longe o marketing digital é a mais eficiente ferramenta.

TeT: Como usa as redes sociais para prospectar novos clientes?
JK: Sentimos um pouco de dificuldade para prospectar novos clientes pelas redes sociais. O síndico que é quem geralmente entra em contato conosco não utiliza muito as redes sociais para isso. Então, utilizamos como prova social, fortalecimento da marca e uma boa experiência para divulgação de processos seletivos.

TeT: Quais são as ações digitais que geram maiores e melhores resultados?
JK: Hoje o Google Adwords.

TeT: De que forma a força da tecnologia e do marketing digital contribuem para que empreendedores driblem os desafios de ter um negócio próprio?
JK: Tecnologia nos aproxima com nossos clientes, cria uma afinidade. E o marketing digital é nossa principal ferramenta de prospecção, então, é uma ferramenta essencial para qualquer negócio.