Uber investe no mercado de patinetes

Publicado em 13 jul 2018, às 00h00. Atualizado em: 15 set 2020 às 07h56.

Da redação

Nesta segunda-feira, 9, a Uber anunciou a ampliação do seu portfólio com a aposta em um novo mercado – no das scooters elétricas, conhecidas como um patinete que funciona por meio de bateria recarregável.

A empresa está investindo na Lime, uma companhia especializada nesse tipo de transporte, como parte de uma rodada de financiamento de US$ 335 milhões. O acordo, liderado pelo GV, braço de capital risco da Alphabet, que é a holding do Google, valoriza o negócio de patinetes em US$ 1,1 bilhão.

Inovação

Não é de hoje que a Uber investe na diversificação dos meios de transporte. A empresa já havia firmado  parecida com a startup Jump Bikes, que alugava bicicletas elétricas, antes de adquirir o negócio por mais de US$ 100 milhões em abril.

No mesmo mês, a empresa anunciou, ainda, um programa que permitiria que as pessoas pudessem alugar carros pelo aplicativo, em que o proprietário poderia disponibilizar o seu carro quando não fosse usado.

O novo mercado

O mercado de patinetes elétricos segue em ascensão. Mesmo tendo sida fundada apenas há 18 meses, a Lime conseguiu arrecadar US$ 467 milhões, balanço que foi semelhante ao da concorrente, Bird.

A Lime afirmou que seu serviço, que permite que os usuários aluguem patinetes espalhados pela cidade e deixem na calçada, já está disponível em mais de 70 mercados dos Estados Unidos e Europa, e que o montante de dinheiro arrecadado está destinado à compra de milhares de patinetes elétricos.