Cascavel confirma o 1° caso de varíola dos macacos
Conforme divulgado no informe epidemiológico, pela Secretária de Saúde do Paraná, na última quarta-feira (10), Cascavel, no oeste do Paraná, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos. Trata-se de um paciente masculino, com faixa etária entre 30 a 39 anos, ele está em isolamento desde o dia 29 de julho. Conforme a Secretaria de Saúde, o quadro clínico do paciente é estável e está recebendo assistência.
Leia também: A contragosto da Justiça, acusado de matar petista no Paraná vai para prisão domiciliar
O homem apresentou febre, mal-estar e bolhas pelo corpo. Ele passou por um estado onde já teria sido confirmada a transmissão comunitária. No município outros quatro casos estavam sendo investigados, sendo que dois já foram descartados. Todos os pacientes com suspeitas são colocadas em isolamento para a possível contenção da doença.
O Paraná já registrou 52 pessoas contaminadas pela doença. Das confirmações 49 são de Curitiba, uma de Maringá, uma de Araucária e uma em Cascavel. Entre os casos, três são mulheres e 49 são homens. A faixa etária que prevalece é entre 30 a 39 anos e 20 a 29 anos.
Sintomas iniciais mais comuns da doença
- febre
- dor de cabeça
- dores musculares
- dor nas costas
- gânglios (linfonodos) inchados
- calafrios
- exaustão
As pessoas que desconfiarem de terem sido infectadas pela doença devem se deslocar às unidades de saúde, onde os profissionais de saúde estão atentos às possíveis infecções pela Monkeypox.