Prefeitura de Maringá promove mutirão de testagem para diagnosticar DSTs

por Valéria Silva
com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 30 nov 2022, às 11h33. Atualizado às 11h34.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira (1º), um mutirão de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação acontecerá no Auditório Hélio Moreira, das 12h às 16h.

Aberto ao público, o mutirão visa conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além de realizar os testes na hora, o município vai distribuir autotestes. 

“O Dia Mundial de Combate à Aids reforça a importância da informação sobre as doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo é esclarecer os riscos, formas de prevenção e tratamento da doença”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município realiza, em média, 500 testes ao mês, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, na Policlínica Zona Sul. As demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) também realizam testagem gratuita por meio de agendamento e, nos casos graves com sintomas, o exame é feito na hora. O teste é feito sob sigilo e o resultado sai em até 30 minutos. 

Mostrar próximo post
Carregando