'Se casos de Covid subirem demais, medidas restritivas podem voltar', diz Batistella
A secretária da saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, esteve na Câmara Municipal nesta terça-feira (24) para prestar contas do último quadrimestre e declarou que, se os casos de Covid-19 aumentarem, as medidas restritivas podem voltar.
“Se essa evolução for grave, é lógico que a gente vai ter que tomar outras medidas, mas não é necessário. Acho que a gente tem que fazer isso de acordo com a realidade, para que a gente tenha a adesão das pessoas”,
explica.
Segundo a secretária, no momento, a recomendação é manter o uso de máscaras em ambientes internos e não abandonar as demais medidas de higiene adotadas na pandemia, como o uso de álcool em gel.
- Leia também: Boletim confirma mais 11 mortes por dengue no Paraná
A titular da saúde também observou o aumento da cobertura vacinal de alguns imunizantes, tema para o qual a antecessora, Márcia Huçulak, vinha chamando a atenção nas últimas audiências públicas. Mas alertou que é necessário avançar ainda mais.
“As nossas equipes diariamente estão de portas abertas. Nós temos vacina, temos agulha, temos seringa. Temos gente para fazer a aplicação. […] Precisamos que as pessoas realmente busquem o serviço”,
pontuou.
O momento atual, acrescentou a secretária da Saúde, é de atenção às “próximas etapas” da pandemia: “Apesar da alta quantidade de casos ativos e de novos casos acontecendo, resulta em muito menos internações, resulta em muito menos óbitos. Mas isso não significa que a gente tenha o cenário da pandemia acabado ou que não tem mais”, avaliou.