Novas imagens mostram universitário sendo expulso da Pedreira antes de ser encontrado em lago

por Daniela Borsuk
com informações de Thais Travençoli, da RICtv
Publicado em 29 ago 2022, às 13h40.

Novas imagens mostram o jovem universitário Phelipe Francisco Lourenço sendo expulso da Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, por seguranças do evento Muvuca, momentos antes de ser encontrado em um lago da Ópera de Arame. Os vídeos foram divulgados somente nesta segunda-feira (29), mas a polícia afirma que já estão anexados ao inquérito. O jovem chegou a ser socorrido e levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu. A causa da morte, segundo o Instituto Médico Legal (IML), foi por afogamento.

Nos vídeos, Phelipe aparece discutindo com seguranças da festa, já no portão principal da Pedreira. Ele tenta voltar ao local do evento, que já tinha acabado, mas é barrado pelos seguranças. Os homens formam um paredão e escoltam o universitário para fora do portão, empurrando-o. Em seguida, fecham o local.

Veja o vídeo do jovem sendo expulso da Pedreira:

(Vídeo: Reprodução/ RICtv)

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Tathiana Guzella, nem mesmo os amigos de Phelipe souberam explicar o motivo de ele insistir a entrar novamente na Pedreira, mesmo após o fim do evento. Conforme as investigações, após ser expulso pelos seguranças, o universitário pulou uma cerca da Pedreira e entrou sozinho no local.

“Depois dessa cena, muitos outros episódios existem. Existe ele retornando pulando uma cerca, existe ele sendo bem tratado pelas pessoas que foram as últimas pessoas que falaram com ele, tratam ele muito bem, abraçam, levam ele até a região do portão, o outro explica para ele que o evento já acabou, que ele precisa se retirar, que ali não tem mais comida, então não temos um elo de ligação”,

disse Tathiana sobre a divulgação das novas imagens.

Segundo a delegada, a polícia já tinha conhecimento das imagens e os seguranças que aparecem no vídeo já prestaram depoimento. Para Tathiana, o vídeo mostra apenas que Phelipe queria muito voltar para o local, mas o fato não muda o rumo das investigações.

“Essa cena demonstra que, por alguma razão, o Phelipe queria retornar. Os amigos do Phelipe informam que ele não tinha esquecido nada, que ele estava com o celular, que ele estava com a jaqueta, com a carteira, e de fato esses mesmos pertences estavam com o Phelipe e foram repassados aos familiares através da própria concessionária, quando estavam na UPA Boa Vista”, detalhou a delegada.

O caso está sendo tratado pela polícia como um acidente e a hipótese de homicídio já foi descartada. Na última quarta-feira (25), foi divulgado o laudo do exame toxicológico realizado no corpo do jovem, que apontou que o universitário tinha 18,5 decigramas de álcool por litro de sangue. O laudo toxicológico também indicou que o rapaz não consumiu drogas. O resultado deu negativo para cocaína, ecstasy, metabólitos e anfetaminas.

Morte após festa na Pedreira

O estudante Phelipe Francisco Lourenço, de 25 anos, foi com os amigos até uma festa universitária na Pedreira Paulo Leminski, no dia 13 de agosto, mas acabou se perdendo dos colegas na hora de ir embora. Depois, câmeras de segurança registraram que o jovem acessou uma área restrita, caiu de um penhasco e foi encontrado inconsciente no lago da Ópera de Arame. O rapaz chegou a ser encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boa Vista, mas não resistiu.