Carnaval: dicas para evitar lesões no joelho e quadril na folia

O carnaval está chegando e alguns cuidados devem ser tomados pelas pessoas que irão desfilar nas escolas de samba, curtir os trios elétricos e participar dos bloquinhos na rua. É preciso ter atenção redobrada com as articulações do joelho e quadril durante a folia e feriado prolongado.

Os médicos do Instituto Fuchs, Rogério Fuchs e Thiago Fuchs, ortopedistas especialistas em cirurgia do joelho e quadril, alertam sobre a importância de algumas medidas para prevenir lesões durante os bailes e desfiles de carnaval.

“A primeira coisa para não se machucar nos blocos ou piorar algum problema no joelho e quadril é escolher o sapato adequado, especialmente para aquelas pessoas que vão andar bastante ou ficar atrás do trio elétrico. O tênis é a opção mais indicada por ser um sapato mais confortável e ainda amortecer o impacto”, explica Thiago Fuchs.

“O joelho e o quadril são responsáveis por sustentar todo o nosso corpo, e as irregularidades do solo e também do calçado podem prejudicar e até machucar essas articulações”, Rogério Fuchs.

“As mulheres gostam de usar salto que combina bem com samba, mas o salto alto é um sapato muito instável especialmente na rua onde podem ocorrer quedas e entorses que podem machucar o tornozelo e o joelho”, conclui Rogério Fuchs.

Para quem vai cair no samba, sejam foliões que apreciam a música típica carnavalesca ou para os sambistas profissionais, a dica é fazer uma preparação muscular prévia, para que os joelhos e quadris suportem a exigência da dança.

Produção: redação RIC.com.br Web Stories: Jonathas Bertaze

Leia mais em nosso portal: