A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, iniciou nesta quarta-feira (2) um mutirão de castração animal. A expectativa é que sejam castrados mil cães e gatos até sábado (5), o que dá uma média de 250 animais por dia, o maior mutirão já realizado na cidade com este objetivo.

A ação contempla os animais da zona norte da cidade. Além da castração, os bichinhos também recebem um microchip, que armazena os dados como o nome do tutor, endereço, idade do animal, entre outros que ajudem o animal a ser recuperado pelas autoridades caso seja roubado ou abandonado de forma irresponsável pelo dono.

Em 2015, já eram aproximadamente 60 mil animais de rua, imagine hoje, em 2022. São muitos benefícios trazidos com a castração. Na fêmea, evita doenças, principalmente o câncer de mama, que tem uma cirurgia muito cara, e a infecção de útero, que pode levar o animal a óbito. Além disso, previne o abandono, porque cada fêmea pode pegar cria a cada cinco ou seis meses e cada uma dá até dez filhotes. Então, essa demanda é muito grande, por isso a importância desse projeto.”

comenta o vereador David Wisley, defensor da causa animal.

Como está funcionando

O serviço está sendo realizado nos dois Castramóveis instalados no Centro Comunitário São Pedro, zona norte de Londrina. Ao todo, 20 profissionais de saúde (10 desses são veterinários) estão atendendo das 8h às 17h até o próximo sábado (5). Depois de realizado o procedimento, os tutores recebem a medicação e as orientações para acompanhamento e retirada dos pontos.

“Temos que lembrar que o jejum deve ser feito corretamente, porque quando há grande período de tempo sem alimentar o animal isso gera hipoglicemia e quando ele está com jejum curto, pode fazer falsa via através do vômito. O jejum correto é de 8 a 12 horas, no máximo. No dia do procedimento, o animal ainda fica sob efeito dos medicamentos, porém nos dias seguintes ele já se recupera e precisa de cuidados pelos próximos 10 dias. Toda a medicação já é fornecida por nós.”

explica o veterinário Murilo Lago.

Estão recebendo o serviço os cães e gatos já cadastrados e considerados aptos para serem atendidos. O RIC Mais Londrina preparou uma matéria especial instruindo como fazer o cadastro do seu pet. Para saber mais, basta clicar aqui.

Castramóvel

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de maneira itinerante. De março de 2020 até agora, já foram castrados mais de 17 mil animais. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a expectativa é que o serviço seja ampliado para todas as regiões da cidade.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

2 mar 2022, às 17h00.
Mostrar próximo post
Carregando