Cirurgia plástica em adolescentes: veja os procedimentos mais procurados

Publicado em 14 fev 2023, às 13h06.
Atualizado às 13h07.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um aumento de 141% no número de cirurgias plásticas entre adolescentes de 13 a 18 anos nos últimos dez anos.

Só em 2018, foram realizadas 83.655 plásticas, representando 4,8% do total de procedimentos feitos no país dentre todas as idades.

Pesquisas apontam que essa procura é tanta que o Brasil ultrapassou os números dos Estados Unidos em termos de intervenções estéticas nessa faixa etária, o que o torna líder do ranking.

Plásticas mais feitas por adolescentes

De acordo com Luís Maatz, cirurgião plástico, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, os procedimentos mais procurados pelos adolescentes são:

  • Prótese de silicone nos seios
  • Redução de mama
  • Ginecomastia (redução de mama masculina)
  • Lipoaspiração
  • Rinoplastia (correção do nariz)
  • Otoplastia (correção das orelhas)

Afinal, por que eles querem tanto?

Segundo Monica Machado, psicóloga, fundadora da Clínica Ame.C, pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein; a adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras transformações, tanto no aspecto orgânico como psicossocial.

“A distorção do corpo ideal, massificada pelos meios de comunicação, principalmente as redes sociais, fez com que a cirurgia plástica se tornasse uma solução e um objetivo a ser alcançado”, justifica Monica.

O que deve ser levado em conta

Na visão da psicóloga Monica Machado, uma cirurgia plástica, mesmo que simples, configura uma mudança no corpo humano. “Não é indicada para jovens com transtornos psicológicos, depressão ou transtorno dismórfico corporal (TDC)”.

As cirurgias plásticas na adolescência devem ser discutidas pelo pediatra (dependendo da idade), pelo cirurgião plástico e, se for o caso, por um psicólogo. O objetivo é obter um julgamento cirúrgico adequado.

Mostrar próximo post
Carregando