Creche de Curitiba é interditada após denúncias de falta de comida e higiene

por Isadora Deip
com informações da RICtv e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 30 ago 2022, às 20h38.

Uma creche de Curitiba, localizada no bairro Novo Mundo, foi interditada pela Vigilância Sanitária na manhã desta segunda-feira (29), após pais e funcionários denunciarem o local por más condições de higiene.

Segundo nota Secretaria Municipal de Saúde, durante a fiscalização da Vigilância, foram encontrada várias irregularidades que levaram à interdição do Centro de Educação Infantil (CEI): além das condições sanitárias precárias; falta de manutenção da estrutura física; portas e janelas com vidros quebrados; fiação exposta; más condições de alimentação, entre outros.

Os pais fizeram vídeos mostrando salas bem sujas; mamadeiras com restos de leite azedo e seco no fundo; banheiros com todas as privadas sujas de xixi e fezes, sem dar a descarga; box de banheiro com muita sujeira; corredores com lixo pelo chão; geladeira da cozinha suja, entre outras condições. Os pais ainda ouviram de professores que a comida servida constantemente estava estragada e que uma educadora chegava a levar comida de sua casa para servir para às crianças.

A Prefeitura destaca que a creche deve permanecer fechada.

“Os proprietários poderão solicitar a desinterdição apenas após a correção e regularização de todos os itens apontados no auto de infração e após realização de nova vistoria”,

diz a nota.

Jhenifer Pinheiro, mãe de um dos alunos, afirma que o filho de três anos contou a ela que as crianças mais velhas ficavam encarregadas de cuidar das mais novas.

“Meu filho chegava em casa e falava ‘mãe, hoje eu tava cuidando das crianças’, então provavelmetne elas [funcionárias] não tinham tempo de dar conta de tudo e deixavam as crianças maiorzinhas cuidando dos menorzinhos”,

contou Jhenifer.

Uma funcionária da creche, que preferiu não se identificar, relatou à RICtv que foi despedida há dois meses e ainda não recebeu o acerto: “Conversei com a pedagoga e aceitar voltar [para a creche], porque falaram que iam me pagar o que estava atrasado. Mas não recebi nem o atrasado e nem o do mês de agora que trabalhei”, conta.

Pais denunciaram a creche ao Nucria

Segundo Maurício Tavares, que também tem filhos estudando na creche, os pais foram aconselhados a procurar o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) e levar as crianças à consultas médicas.

Procurada, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) afirmou que os pais registraram um boletim de ocorrência nesta terça-feira (30). A Polícia ainda disse que instaurou instaurou um termo circunstanciado por maus-tratos e está realizando diligências para esclarecer os fatos.

O RIC Mais também procurou a direção da creche para se pronunciar, mas os telefonemas não foram atendidos.

Mostrar próximo post
Carregando