Como a iluminação pode mudar os ambientes?
Se você quer reformar ou mudar um ambiente, pode saber que a iluminação é um dos principais pontos para se levar em conta nesse momento. Ela pode ser utilizada pensando tanto na funcionalidade quanto na decoração. Em qualquer uma das situações, é capaz de promover grandes transformações.
André Henning, arquiteto e apresentador do “Repaginando”, reality da RICtv que transforma ambientes e realiza sonhos, diz que “a iluminação pode destruir, reviver ou mudar qualquer ambiente” e sempre é a protagonista da decoração.
“Entre os erros que as pessoas mais cometem está a falta de percepção da potência e da temperatura de cada luz.Colocar muita ou pouca luz acaba fazendo com que o ambiente fique escuro ou muito claro. Iluminar pontos além do necessário pode criar sombras também.”, diz o arquiteto com base em sua experiência.
Por isso, é importante saber como fazer a escolha certa de iluminação para cada espaço. Confira.
O que você realmente precisa?
Antes de pensar nas quase infinitas possibilidades, tenha em mente a função principal do seu ambiente. É isso o que vai direcionar todas as suas escolhas.
Espaços utilitários, direcionados ao estudo e ao trabalho (como escritório ou lavanderia) são mais favoráveis para utilização de luzes mais frias (azuladas) e difusas (indiretas). Enquanto isso, aqueles indicados para o descanso (como salas e quartos) pedem luzes mais quentes (amareladas) e pontuais (diretas).
É importante lembrar que, entre os tons mais amarelados e azulados, existe uma série de possibilidades. Inclusive, luzes neutras, que se encaixam entre uma e outra. A potência das lâmpadas, medida em Kelvin (K), vai definir o potencial iluminador de cada uma.
Em casos de ambientes com mais de uma função, como um quarto com espaço para escrivaninha, é possível criar uma divisão da iluminação. Uma saída, nesse caso, é colocar uma luz difusa mais aconchegante e concentrar luminárias, spots ou arandelas, que funcionam como pontos de luz, perto da mesa.
O arquiteto André Henning explica: “Em todo residencial, sempre uso a luz neutra-amarelada de 3000K (Kelvin). É uma luz mais confortável e tranquila. Se for um ambiente ainda mais relaxante, pode-se usar até 2800K, uma luz quase âmbar, muito mais confortável. Já na cozinha, podemos usar uma luz de 4000K.” .
Iluminação natural ao máximo
Também não se pode deixar de utilizar todo o potencial da luz proporcionada pelo sol. A iluminação natural é capaz de preencher ambientes inteiros, além de ser uma alternativa mais sustentável e econômica
Diferente da luz artificial, essa é proporcionada com o uso de janelas, clarabóias e demais entradas de luz em lugares estratégicos. Também existem formas de potencializar a difusão da luz natural: apostar em tons claros nas paredes e espelhos são alternativas de refletir a iluminação para pontos menos iluminados.
Atenção à tintura
Um dos aspectos que mais influencia no resultado da iluminação são as cores escolhidas para as paredes. Aquelas mais escuras, precisam de lâmpadas maiores e mais potentes, já que “absorvem” boa parte da iluminação. Por outro lado, paredes claras, especialmente as brancas, são capazes de refletir a luz. Por isso, não são a melhor opção se você deseja uma iluminação concentrada.
Além disso, as tonalidades da luz e da parede podem se misturar visualmente. Por exemplo, se uma luz na tonalidade amarelada for colocada sob uma parede azul, a impressão final pode ser de um tom esverdeado.
Decoração como protagonista
Depois de ficar claro o impacto da iluminação na decoração, vale lembrar que o design de lâmpadas, lustres, pendentes, abajures, arandelas, entre outros, também é um elemento considerável no ambiente final.
Além de fornecerem vários pontos diferentes de iluminação, valorizando móveis ou objetos, esses elementos podem criar uma composição estética entre eles próprios. Escolha de acordo com o estilo de decoração: conceitos mais clássicos combinam com lustres e luminárias. Já ambientes mais modernos podem receber muito bem pendentes e spots.
Já se preparou para colocar a iluminação em jogo?
Patrocínio: Blascoor, Megamania, Decor 8, Avant e Pontaflex.